Rally de Portugal: Banho de Multidão em Baltar
Foi no dia 11 de maio que o Circuito de Baltar voltou a receber o Shakedown da prova. Os pilotos circularam no interior e nas imediações do circuito que ocupa a zona circundante do Kartódromo de Baltar.
O Shakedown não conta como primeira prova, é antes um teste de afinação às máquinas e claro que para quem compete tudo conta e por isso quem levou a melhor foi Elfyn Evans (Toyota Gazoo) neste curto troço de 4,61 km, com o líder do Mundial a deixar o Hyundai de Esapekka Lappi a 0,1s e o Ford de Ott Tänak a 0,5s.
Para a organização do Rally de Portugal os pilotos foram recebido por um banho de multidão nesta Vila do concelho de Paredes.
Naquela que é considerada a última chance de afinação dos carros, Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis) foi o quarto mais rápido, a 0,6s de Evans, enquanto o campeão do Mundo em título, Kalle Rovanperä (Toyota Gazoo), foi o sétimo classificado no Shakedown, tentando repetir o triunfo do ano passado em Portugal.
Oliver Solberg (Skoda) foi o melhor dos Rally2, com Ricardo Teodósio a ser o mais rápido entre os pilotos portugueses no Shakedown, com o i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal. Os concorrentes regressam a Paredes no próximo domingo para uma das novidades da edição deste ano, a classificativa de 11,05 km que abre a derradeira etapa.
Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 26 maio de 2023, edição nº3562.