A Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal  decorreu no dia 17 de julho, no jardim da Casa da Cultura de Paredes.

A cerimónia ficou marcada pelo discurso do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida e pela atribuição das Medalhas de Ouro do Município.

Alexandre Almeida deixou “uma palavra muito especial aos nossos homenageados, quer em termos empresariais e pessoais. Muito obrigado por nos darem a honra de fazer esta homenagem”. “Este é um dos momentos em que mais gosto me dá ser presidente de uma autarquia. Temos feito esta homenagem todos os anos. É com muita satisfação que vejo que as juntas de freguesia estão cada vez mais a aproveitar o dia em que elevam a sua elevação a sua localidade a vida ou a cidade, também para homenagear pessoas das suas freguesias”.

Foram atribuídas dezoito Medalhas de Ouro do Município nas seguintes categorias: cultura, desporto, empresas, ensino e profissões.

Doze Ranchos Folclóricos do concelho foram distinguidos pelo Município de Paredes “pelo mérito cultural e pela perpetuação das tradições do Concelho”.

O Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa foi fundado em 1999, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães foi fundado em 1982, o Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo nasceu em 1995, o Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras – Lordelo foi criado em 1980, o Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa” foi criado em 1985, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei nasceu em 1984 e o Rancho Regional e Juvenil da Senhora da Hora de Vilela pratica a sua atividade desde 1986, estes grupos “tem promovido os nossos costumes e raízes a nível nacional”.

O Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa criado em 1987, o Grupo de Danças e Cantares de Lordelo – “Os Expansivos” nasceu a 1980, o Grupo Folclórico de Cête foi fundado em 2006 e estes grupos “tem promovido os nossos costumes e raízes a nível nacional e internacional”. A estes três grupos junta-se o Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima – Gandra criado em 1984. Num discurso emotivo lembrou o recente assalto que o grupo teve “isto vem embelezar a nossa sala que foi destruída”.

A finalizar também o Rancho Regional de Paredes foi homenageado. Criado em 1937, “o grupo tem promovido os nossos costumes e raízes a nível nacional e internacional. A nível social, a coletividade é responsável anualmente, há uma década, pela organização da Peregrinação a Fátima”.

Rodrigo Ribeiro foi homenageado pelo mérito desportivo, pois esteve sempre ligado ao desporto motorizado. Foi Campeão Nacional de Motocross e Campeão Nacional de Autocross. No seu discurso agradeceu “muito obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho, trabalho esse que foi feito da minha parte, com muita vontade que o nosso concelho fosse conhecido em todas as partes do mundo”.

Bernardo Sousa também foi distinguido pelo mérito desportivo, pois “construiu uma carreira de sucesso no ciclismo, tendo participado em nove Voltas a Portugal e uma Volta a França”. No momento após a entrega da medalha de ouro agradeceu ao Presidente da Câmara e ao seu pai destacando uma frase sua “eu quero ser melhor que o pai e ganhar mais corridas que o pai. realmente eu ganhei mais corridas”.

Pelo mérito empresarial, a Litocartão e os Móveis Fialho foram os homenageados na edição deste ano.

A primeira empresa apresenta um “serviço de excelência na indústria gráfica e packaging. Fundada em 1993 instalou-se em Paredes em 2007, afirmando-se como uma das empresas de maior prestígio do Concelho”. Reinaldo Faria no seu discurso lembrou o atual investimento de 15 milhões de euros que estão a fazer porque “acreditamos nas pessoas de Paredes, nos jovens de Paredes e são muitos os que colaboraram connosco hoje”.

Os Móveis Fialho trabalham as artes da talha e da escultura e promovem “a marca identitária do Concelho em certames nacionais e internacionais”. Manuel Fialho, administrador da empresa afirmou “estou honrado, espero que estes trabalhos e projetos estejam longe do seu fim. Só assim conseguiremos salvar esta arte”.

A Escola Secundária de Paredes arrecadou o galardão na área do ensino, pois há 50 anos que “a escola prima por um serviço de excelência, sendo uma referência no Concelho de Paredes e na região”. Francisco Queirós, Diretor da Escola destacou que a homenagem serve para “sublinhar a importância orgânica da escola e em simultâneo homenageia todos os alunos, professores e funcionários que estudaram ou trabalharam na escola”.

Maria Glória Rocha Alves Silva, tem 36 anos de serviço na indústria têxtil na empresa Ferreira & Garcês, em Vilela, o Município “reconhece e enaltece o trabalho de todos os profissionais da área da indústria têxtil, um dos setores que mais pessoas emprega no Concelho de Paredes”. A homenageada lembrou que começou a aprender costura aos 11 anos “estão a homenagear uma vida de sacrifício, de uma pessoa que se senta oito horas em frente a uma máquina de costura para transformar simples tecidos em verdadeiras obras de arte”.