A Rota do Românico transmite no próximo sábado, 31, às 21h30, em direto, um recital de poesia e música, a partir do Centro de Informação da Rota do Românico de Paredes, localizado junto à Biblioteca Municipal.

As palavras e a performance teatral estarão a cargo do ator Fernando Soares, que recordará obras de autores paredenses, como Daniel Faria, Miguel Gomes e Aires Montenegro, mas igualmente de Fernando Pessoa, Sophia Andresen, Renato Cardoso, Filipa Leal, Edgar Allan Poe, Thiago de Mello e Vinícius de Moraes, entre outros. Para o final, está reservado o Padre António Vieira e o seu Sermão de Santo António aos Peixes.

A componente musical será assegurada pela guitarra de Daniel Lemos, docente no Conservatório de Paredes.

O recente cancelamento dos eventos culturais determinado pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes impedirá a prevista presença de público no recital, que será apenas transmitido através das páginas de Facebook daquela Câmara Municipal e da Rota do Românico.

O recital integra o programa da atividade Noites Negras, promovida pela autarquia de Paredes, que prevê também a divulgação dos vencedores do prémio literário António Mendes Moreira,

O recital de poesia e música enquadra-se no projeto «EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região», cofinanciado pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.