Seleção portuguesa perde com Espanha e joga com Andorra a meia-final

por Ricardo Leal
A Seleção Nacional de hóquei em patins sofreu este tarde a sua terceira derrota no Campeonato da Europa, a decorrer em Paredes, ao ser batida pela rival Espanha por 1-3. Num jogo em que a equipa lusa mostrou garra, foi a concretização dos espanhóis que acabou por fazer a diferença no marcador.
A primeira parte do encontro foi disputada e equilibrada, com Portugal a criar as melhores oportunidades de golo. A equipa nacional conseguiu chear várias vezes à área contrária com perigo, mas a finalização faltou, deixando por marcar oportunidades claras. Contra a corrente do jogo, foi a Espanha quem abriu o marcador, apesar de, no final dos primeiros 25 minutos, um resultado de igualdade ter sido o mais justo.
Na segunda parte, e já com a vantagem no marcador, a formação espanhola soube controlar o ritmo do jogo com a experiência de quem está habituada a estes palcos. Portugal, jogando mais com o coração do que com a cabeça, pressionou e tentou forçar o empate, mas revelou uma enorme ineficácia nas bolas paradas, momento que são normalmente decisivos neste nível competitivo. A equipa conseguiu diminuir a desvantagem, mas o golo de honra foi pouco perante a solidez exibida pelos campeões europeus.
Esta é a terceira derrota consecutiva de Portugal no Grupo A, depois das derrotas frente à Itália (2-3) e França (1-3). Com este resultado, a seleção termina a fase de grupos no último lugar do grupo.
O caminho no Europeu ainda não terminou para a equipa nacional. Portugal defronta Andorra já nesta quinta-feira, às 21h45.