Publicado por António Orlando

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, Júlio Mesquita, morreu no passado sábado, dia 30 de maio, vítima de doença prolongada. As exéquias fúnebres realizaram-se esta manhã de segunda-feira na Igreja da Misericórdia. Depois o corpo foi transladado para o Tanatório de Matosinhos onde foi cremado.

Júlio Mesquita assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel em 2011. Este cidadão ativo no concelho vizinho foi também presidente da direção da Assembleia Penafidelense, durante quatro mandatos, bem como presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penafiel, de 2006 a 2012, sendo vice-presidente de 2014 até 2017. Foi membro dos Órgãos Sociais da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, do Conselho Geral da Escola Secundária Joaquim Araújo e do Conselho Superior do Futebol Clube de Penafiel.

Atualmente, para além do cargo de Provedor, Júlio Mesquita era também membro da Direção do Secretariado Regional do Porto (S.R.P.) da União das Misericórdias Portuguesas (U.M.P.) e presidente da Mesa da Assembleia-geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penafiel.