Tempestade Kirk danifica telhados no Centro Civitas de Gandra e na Escola de Rebordosa

A noite de 8 para 9 de outubro foi marcada pela passagem da Tempestade Kirk, que deixou um rasto de estragos no nosso concelho.
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Paredes alertou os munícipes que, de acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Distrito do Porto estaria em Alerta Laranja, entre as 21h00 do dia 8 e as 09h00 do dia 9, devido às previsões de vento forte e precipitação.
Na cidade de Rebordosa, as aulas foram interrompidas na Escola Básica e Secundária de Rebordosa devido ao mau tempo que afetou o telhado de 4 salas de aula do Pavilhão B. Cerca de 632 alunos do 5.º ao 12.º ano ficaram sem aulas, por precaução e para garantir a segurança dos alunos e dos agentes educativos. As aulas serão retomadas amanhã. Em articulação com a Proteção Civil Municipal da Câmara de Paredes e a direção do agrupamento, algumas aulas serão provisoriamente lecionadas a partir de amanhã na Escola de S. Marcos. Segundo o Município de Paredes, “estão a ser feitos todos os esforços para que as aulas sejam retomadas normalmente, tão cedo quanto possível”.
Na cidade de Gandra, a tempestade Kirk afetou o Centro Civitas de Gandra, causando danos no telhado. Recorde-se que o espaço da antiga Escola de Vilarinho de Baixo, foi reabilitado pelo Município de Paredes e transformado em espaço de cidadania para a comunidade da cidade de Gandra. O Centro Civitas dispõe de um pequeno auditório, biblioteca, sala de estudo ou sala de reuniões. Este é um local de instrução e desenvolvimento cultural, intelectual e pedagógico.