Os ventos muito fortes que se fizeram sentir na madrugada do passado sábado deixaram um rasto de destruição no concelho de Paredes, particularmente em 4 freguesias, Duas Igrejas, Vilela, Sobrosa e Lordelo. Aquilo que é referido como um tornado provocou danos avultados em 60 habitações, graves prejuízos em duas fábricas e um armazém, em dezenas de automóveis, e provocou ainda danos significativos numa igreja, cemitério e no pavilhão gimnodesportivo da escola de Vilela. 50 pessoas ficaram desalojadas.
Por voltadas 3 horas da madrugada de sábado os ventos fortes que se fizeram sentir nestas 4 freguesias deixaram os populares em sobressalto que agora fazem contas aos prejuízos que o mau tempo provocou em dezenas de infraestruturas.
A autoridade nacional da proteção civil fala em “situações meteorológicas adversas”, mas os bombeiros de Lordelo e a autarquia apelidam o fenómeno de tornado. Certo é que 60 casas nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas, Sobrosa e Lordelo ficaram danificadas, na maioria dos casos o vento arrancou o telhado das habitações e em algumas as janelas ficaram partidas.
Os danos mais graves aconteceram na freguesia de Duas Igrejas onde os ventos fortes destruíram habitações, o telhado da igreja paroquial e deixou um rasto de destruição no cemitério local, onde as lápides de mármore foram arrancadas. Mais de 350 sepulturas ficaram significativamente danificadas.
Em Vilela o cenário visível após a passagem do tornado foi idêntico. Estragos em dezenas de habitações, telhados e placas de metal arrancadas, duas fábricas completamente destruídas, deixando em risco dezenas de postos de trabalho. Postes de média e alta tensão derrubados e a cobertura do pavilhão gimnodesportivo da escola secundária de Vilela completamente destruída.
Na freguesia vizinha, em Sobrosa, o mau tempo destruiu completamente as instalações de uma empresa. Foram registados ainda estragos no telhado da habitação do proprietário da empresa, que foi totalmente arrancado.
Em Lordelo o mau tempo provocou danos em habitações, deixou estradas parcialmente intransitáveis devido à queda de árvores e postes de iluminação. Durante o fim de semana as localidades de Vilela e Duas Igrejas ficaram sem energia devido à queda de dezenas de postes de eletricidade.
Neste momento, os bombeiros e os serviços municipais estão nas freguesias mais afetadas a fazer o levantamento de todos os danos causados pelo mau tempo, numa altura em que a autarquia já confirmou que está a equacionar a hipótese de avançar com um pedido de declaração de calamidade pública ao Governo. As famílias que ficaram sem as suas habitações, segundo as informações confirmadas pela vereadora da ação social da câmara municipal de Paredes, estão na maior parte dos casos a ser realojadas em casas de familiares.
Depois das imagens da devastação serem amplamente difundidas pela comunicação social nos últimos dias diversas entidades públicas e privadas disponibilizaram já ajudas às famílias afetadas. É o caso da Fundação Portugal Telecom que em comunicado confirmou que irá entregar 4 casas pré fabricadas a famílias do concelho de Paredes. As casas, consideradas de tipologia T2, são compostas por sala com cozinha equipada, dois quartos e uma casa de banho. “Têm todas as condições de habitabilidade definitivas e encontram-se totalmente equipadas por infraestruturas de canalização, eletricidade e segurança”, reforça a PT no comunicado.
Nos próximos dias os trabalhos de limpeza das áreas mais afetadas irá continuar e o levantamento dos prejuízos exaustivos do tornado que afetou o concelho de Paredes, na madrugada do passado sábado.