A “prova rainha” do ciclismo nacional percorre nesta terça-feira os concelhos de Paredes, Penafiel e Amarante.
Trata-se da segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta com 167 km e é “só” uma das mais emblemáticas da Volta. A etapa tem partida simbólica no parque da cidade de Paredes. Em ritmo de cicloturismo o pelotão pedala até à Rotunda do Intermarché via Avenida da República, Praça José Guilherme e Avenida 1º de Maio. Chegados à rotunda do intermarché às 12.40 será dada a partida oficial desta segunda etapa que vai levar o pelotão até ao monte Farinha, às 17:43, junto à ermida de Nossa Senhora da Graça, em Mondim de Basto.
Em Paredes, os ciclistas circularão por Baltar, Rebordosa onde às 13:01, o primeiro ciclista a passar vencerá o prémio de montanha de 4ª categoria. O pelotão passa também por Lordelo, nomeadamente junto à estátua de Ribeiro do Silva, e regressa a Paredes via EN15. Junto ao Centro de Saúde os ciclistas às 13:36, irão transpor a primeira meta volante da etapa.
Depois o pelotão segue em direção a Penafiel, percorrendo toda a cidade vizinha ao longo da EN15 e daí até Amarante, seguindo posteriormente para a serra do Marão, depois Alvão e por fim a meta em Mondim de Basto já a tarde caminha para o seu fim.
Amanhã, quarta-feira os ciclistas fazem-se à estrada para a longa etapa de 171,9 quilómetros entre Felgueiras e Viseu. Nesse dia os ciclistas podem ser vistos, por exemplo, nas estradas do Marco de Canaveses, Resende e Cinfães.
Nesta edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta, o pelotão percorre um total de 1.183,9 quilómetros, distribuídos por um prólogo e oito etapas.
A Volta a Portugal de 2020 estava originalmente agendada para o período entre 29 de julho e 09 de agosto, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus, assumindo a federação a realização desta edição especial.
João Rodrigues, da W52/FC Porto, foi o vencedor da última edição da prova, com um tempo de 40:57:04, deixando Joni Brandão, da EFAPEL, a 27 segundos (2.º) e Gustavo César Veloso, da W52/FC Porto, a 1m08s (3.º).
