Wet Bad Gang, Ana Moura e Delfins nas Festas de Lordelo 2025

por Ricardo Leal
Começaram oficialmente ontem, dia 24, as Festas da Cidade de Lordelo 2025, um dos eventos mais aguardados no concelho de Paredes. Com um cartaz repleto de atuações musicais, tradições religiosas e momentos de convívio, as festividades decorrem até à próxima terça-feira, 29 de julho.
O arranque deu-se na quarta-feira, dia 23, com a tradicional Procissão de Velas, seguida da atuação do Grupo Cavaquinhos Vir’Agora, que proporcionou uma noite de grande emoção e espírito comunitário.
Já no dia 24, a banda “Os Lordes” animou a noite de quinta-feira com um concerto que atraiu centenas de pessoas ao centro da cidade. O ambiente familiar e festivo foi notório, com muitos lordelenses e visitantes a encherem as ruas e a praça principal.
Hoje, sexta-feira, a programação promete uma “Noite de Bombos”, com início às 21h00, e continua pela madrugada dentro com o DJ Shutthemouth a partir das 02h00.
Para o fim de semana estão reservados alguns dos momentos mais emblemáticos das festas. No sábado, dia 26, haverá a habitual Arruada de Bombos de Santa Maria de Jazente (Amarante), a Festa da Espuma às 16h30 e, à noite, os concertos de Ana Moura (22h30) e Wet Bed Gang (00h30), seguidos de fogo de artifício e atuações dos DJs DenisCote e João Calção.
O domingo, dia 27, será marcado pelas celebrações religiosas em honra de São Salvador, com missa solene, fanfarra, e a majestosa procissão pelas ruas da cidade. A música estará a cargo das bandas musicais de Vilela e Melres, e à noite subirão ao palco os Delfins (23h00), seguidos da banda de tributo Hybrid Theory (00h30).
Na segunda-feira, dia 28, haverá entrega de prémios, testemunho para a comissão de festas de 2026 e concerto da banda Fusiforme. As festividades encerram oficialmente na terça-feira, com o tradicional “recolher do mastro”, acompanhado pelos bombos de Santa Maria de Jazente-Amarante, às 19h00.