30 Setembro, 2025

Alunos de Paredes lançam experiência científica na estratosfera no âmbito de projeto europeu

Paredes-Espaço - 3

Matilde Mercês e Rodrigo Rocha, alunos do 10.º ano da Escola Secundária de Paredes, participaram no passado dia 15 de maio numa missão científica singular, ao lançarem uma experiência a bordo de um balão estratosférico, no âmbito do projeto europeu ASGARD 2025 – Balloons for Science.

A experiência, concebida e preparada pelos dois estudantes, teve como objetivo estudar a influência da pressão atmosférica na eficácia de um fármaco utilizado no tratamento do osteossarcoma, uma forma rara de cancro ósseo que afeta sobretudo crianças e adolescentes. Com o apoio científico do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, e com suporte técnico do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a investigação pretendeu avaliar se a exposição a variações de pressão extrema pode alterar a forma como o medicamento atua no organismo.

As amostras, cuidadosamente preparadas por Matilde e Rodrigo, seguiram a bordo do balão, que atingiu altitudes próximas dos 30 mil metros, tocando os limites da estratosfera. Após o voo, os materiais foram recuperados e estão agora a ser analisados em laboratório, utilizando técnicas de espectrofotometria, com o intuito de comparar os efeitos observados em altitude com os obtidos ao nível do solo.

O ASGARD 2025, promovido pelo ESERO Bélgica (Gabinete Europeu de Recursos para a Educação Espacial), reuniu estudantes de vários países europeus, incentivando o desenvolvimento de experiências em áreas tão diversas como a biomedicina, engenharia aeroespacial, ciência dos materiais, eletrónica e física. O projeto visa aproximar os jovens da investigação científica real, estimulando a curiosidade, o trabalho colaborativo e o pensamento crítico.

“A participação neste projeto permitiu-nos desenvolver novas competências, conhecer outras perspetivas e reforçar a nossa motivação para seguir carreiras científicas”, partilharam os jovens investigadores, visivelmente entusiasmados com a experiência.

O sucesso desta missão não só evidencia o talento emergente da juventude portuguesa como também sublinha o papel crescente das escolas nacionais em iniciativas internacionais de cariz científico. Para o concelho de Paredes, é mais uma demonstração de dinamismo e aposta na educação de excelência com os olhos postos no futuro.