2 Outubro, 2025

Carla Nunes assume direção d’O Progresso de Paredes com compromisso de proximidade e rigor

IMG_0952

Carla dos Santos Nunes é a nova diretora do jornal “O Progresso de Paredes”. A advogada tem colaborado com o jornal nos últimos anos, como correspondente da freguesia de Cristelo e também com os seus artigos jurídicos.

Para além de diretora do jornal, Carla Nunes é advogada e colabora diretamente com a Associação Código Musical e o EMAÚS de Paredes.

Numa longa entrevista ao nosso jornal, Carla Nunes falou sobre o seu percurso como advogada, dos seus outros projetos e deste desafio que agora abraça.

Carla Nunes começou por revelar que quando foi convidada para assumir a direção do Progresso de Paredes, não aceitou de imediato. “Confesso que quando me foi feito o convite, a minha resposta não foi imediata. Como reza o ditado popular, ‘dormi sobre o assunto’”, partilha Carla.

No entanto, o peso histórico do jornal e o desafio pessoal acabaram por motivá-la a aceitar. “Acredito que será um desafio enriquecedor para o meu percurso de vida. Estamos a falar de um jornal com muitos anos de história, onde já se escreveram muitas notícias e crónicas sobre o nosso concelho”, explica a nova diretora.

No entanto, Carla está convicta do enorme desafio que agora assume: “Sinto o peso da responsabilidade, pois é muito importante que a informação chegue às pessoas, mas informação que seja de qualidade, de rigor, verdadeira e sem influências. O leitor deve ser capaz de analisar e formar opiniões livres e esclarecidas, e é isso que procurarei garantir como diretora.”

Carla Nunes tem uma carreira de longa data na advocacia, uma profissão que considera ter muitas semelhanças com o jornalismo local. “Na advocacia, temos como função assegurar o cumprimento da lei e resolver conflitos entre as pessoas, garantindo uma relação de confiança e proximidade com os nossos clientes”, explica. Para Carla Nunes, essa proximidade é essencial, tanto no direito como na imprensa local.

“Vejo uma mais-valia a proximidade com as pessoas,  essa proximidade permite-me a resolução dos seus problemas. Da mesma forma, acredito que, no jornal local se pode criar também uma familiaridade com o leitor, porque quer na advocacia, quer na imprensa local existe uma função social muito relevante”, afirma. É essa ligação à comunidade que Carla pretende reforçar com o seu contributo no Progresso de Paredes.

Agora que assume o cargo de diretora do jornal, Carla tem planos ambiciosos para os primeiros meses. O objetivo é claro: “Em colaboração com a equipa, quero promover avanços para que cheguemos aos nossos leitores com uma imagem mais atrativa e com informação que cative todas as faixas etárias.” Carla destaca a importância de uma cobertura abrangente: “Queremos que as pessoas conheçam melhor o mundo, e em especial a sua terra, em todas as vertentes – de interesse público, social, cultural e desportivo.”

Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 18 de outubro de 2024, edição nº3594.