18 Outubro, 2025

Morte de Idosa motivou polémica nos Bombeiros Voluntários de Baltar

Baltar

No  passado dia 7  de setembro a sirene tocou 15 minutos , pois uma idosa sentiu-se mal no Centro de dia da Paróquia de Baltar. 

Segundo o CDS Paredes , a Equipa de Intervenção Permanente (EIP) não atuou e a Viatura Médica Emergência e Reanimação (VMER) do INEM chegou primeiro ao Centro de Dia de Baltar do que os bombeiros. Infelizmente a senhora não resistiu e acabou por falecer com uma paragem cardio respiratória.

A Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que segundo o CDS foi extinta no passado dia 7 de Janeiro,  existia para evitar estas situações. Servia para prestar o socorro imediato a quem dele estivesse necessitado.

A EIP era constituída por 5 Bombeiros e era financiada pela Câmara Municipal de Paredes (50%) pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (50%).

Para o Presidente dos B.V.Baltar, o contacto não foi diretamente efectuado para os B.V.Baltar, o que motivou a situação e a situação da EIP está devidamente assegurada, como sempre esteve ao longo de quase 100 anos de história.

Leia a notícia completa na edição em papel de 17 de janeiro ou subscreva a assinatura digital no nosso site.