Padre Joaquim Alves Correia “regressou” à Sr.ª do Salto

António Orlando – texto
Tributo. Busto estava desaparecido há uma década. Padre natural de Aguiar de Sousa é o único Paredense condecorado com a Ordem da Liberdade. Evocada a atribuição da carta de Foral de D. Manuel I a Aguiar de Sousa.
António Orlando – textoNo passado dia 25 de Abril pelas 11h, foi realizada a reposição da estátua do Padre Joaquim Alves Correia, 10 anos depois de ter sido usurpada do alto da colina da ermida da Sr.ª do Salto em Aguiar de Sousa.
A cerimónia de recolocação da estátua, realizou-se no âmbito da Comemoração dos 505 anos do Foral de D. Manuel I a Aguiar de Sousa e foi presidida pelo Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, João Camilo. A homenagem promovida pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Aguiar de Sousa pretendeu glorificar, no dia 25 de abril, um homem que foi um lutador pela Liberdade, pela autodeterminação dos povos e um iniciador dos ideais de Abril(…)
Leia a notícia completa na edição em papel de 4 de maio ou na edição eletrónica subscrevendo a assinatura digital no nosso site.