Bombeiros de Rebordosa brilham em Alcobaça e vão representar o país no estrangeiro

por Ricardo Leal
Os Bombeiros Voluntários de Rebordosa participaram nos Concursos Nacionais de Manobras, que decorreram nos dias 7 e 8 de junho, na cidade de Alcobaça.
Com uma prestação marcada pela dedicação, disciplina e espírito de missão, a corporação de Rebordosa arrecadou três prémios de grande relevo:
- 1.º lugar na categoria de Cadetes Femininos
- 1.º lugar na categoria de Cadetes Masculinos
- 3.º lugar na categoria Masculinos – Equipa A
Estes resultados destacam não só a qualidade da formação dos jovens bombeiros, como também o trabalho incansável dos responsáveis pela preparação técnica e humana das equipas.
Além da conquista dos troféus, as vitórias nas categorias de cadetes garantem agora a presença das duas equipas no Concurso Internacional de Manobras, que se realizará no próximo ano, onde terão a oportunidade de representar Portugal ao mais alto nível.
Em declarações ao nosso jornal, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, João Cruz Santos, sublinhou a importância desta participação e o compromisso contínuo da instituição com a formação de excelência: “Tenho que dizer que a nossa associação é já tradicional neste tipo de participações. Somos, aliás, a associação com maior número de presenças em concursos, tanto a nível nacional como internacional, o que demonstra claramente a vitalidade da nossa casa, sobretudo nas camadas jovens.”
Acrescentou ainda que “há aqui um empenho claro da direção, dos comandantes e de toda a estrutura, numa aposta contínua nestes jovens, que são o garante do futuro da associação. Os cadetes de hoje serão os bombeiros de amanhã, e é para eles que trabalhamos.”
Em comunicado, a autarquia deixou palavras de apreço e reconhecimento: “Parabéns a todos os nossos bombeiros e cadetes pelo trabalho exemplar, pela garra e pelo orgulho com que honram a farda que vestem. Estes resultados são motivo de orgulho para todo o concelho.”
A corporação de Rebordosa tem vindo a afirmar-se, ano após ano, como uma referência nacional na formação de jovens bombeiros, alicerçada numa forte cultura de rigor, solidariedade e serviço dos paredenses.