11 Setembro, 2025

Tradição da Palhinha no Mobiliário de Paredes em exposição no Aeroporto Sá Carneiro

509149295_1185361130300091_1305367711345044193_n
por Ricardo Leal

A tradição artesanal de Paredes ganha destaque nacional com a exposição “De Geração em Geração: a tradição da palhinha no mobiliário”, patente até 24 de junho na Loja Interativa de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A mostra é promovida pelo Município de Paredes, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A iniciativa visa divulgar uma técnica centenária que continua viva nas mãos de artesãos locais, sendo parte integrante da identidade produtiva do concelho, conhecido como o principal centro de fabrico de mobiliário em Portugal. A exposição é comissariada por Patrícia Remelgado, diretora do portal PPorto.pt, dedicado à promoção do património cultural.

Na manhã desta quinta-feira, dia 20, o público teve oportunidade de assistir a uma demonstração ao vivo da arte de entrelaçar palhinha, conduzida pela artesã Maria Clara. A sessão contou com a presença da vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, que sublinhou a importância de “preservar e valorizar saberes que fazem parte do nosso legado coletivo”.

A par da exposição, as empresas paredenses J. Moreira da Silva e Viky&Pippa também marcam presença, representando o tecido empresarial ligado ao design e produção de mobiliário artesanal e contemporâneo.

A ação insere-se no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e pretende reforçar o posicionamento de Paredes no panorama nacional e internacional da indústria do mobiliário, apostando na qualificação, valorização profissional e coesão territorial.