Projeto “Biciclar” ensina 800 crianças de Paredes a pedalar

Entre os dias 24 e 27 de junho, cerca de 800 crianças com idades entre os 3 e os 11 anos vão participar em mais uma edição do projeto “Biciclar”, promovido pela Câmara Municipal de Paredes. A iniciativa, que tem como objetivo ensinar os mais novos a andar de bicicleta, decorre em vários centros escolares do concelho.
O projeto é dinamizado em parceria com a Academia de Ciclismo NRV, o Agrupamento de Escolas de Lordelo e o Agrupamento de Escolas Daniel Faria, em Baltar. Ao longo de quatro dias, os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo terão oportunidade de desenvolver competências básicas de ciclismo, num ambiente educativo e seguro.
Além do primeiro contacto com bicicletas de estrada semelhantes às utilizadas pelos ciclistas profissionais, os participantes vão ser desafiados a integrar equipas de 5 a 7 elementos, numa atividade lúdica e competitiva denominada “Gincana Contrarrelógio em Equipa”.
O evento inclui ainda momentos de partilha com atletas profissionais. As crianças terão a possibilidade de conhecer de perto os percursos e as experiências de ciclistas como José Sousa (Anicolor / Tien 21), Diogo Barbosa, Diogo Pinto e Francisco Campos (APHOTELS & RESORTS / TAVIRA / SC FARENSE), Guilherme Ribeiro (Willebrord Wil Vooruit), Hugo Nunes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), bem como Salvador Morais e Guilherme Silva (NRV – Paredes Reconco).
O calendário da iniciativa arranca no dia 24 de junho no Centro Escolar de Lordelo 1, seguindo-se, no dia 25, o Centro Escolar de Lordelo 2. No dia 26, o projeto passa pelo Centro Escolar de Gandra, encerrando no dia 27 no Centro Escolar de Cête. As atividades realizam-se entre as 09h15 e as 12h15 e entre as 13h15 e as 16h45.
Desde que foi lançado, em 2022, o “Biciclar” tem procurado não só ensinar as crianças a pedalar, mas também fomentar uma cultura de mobilidade ativa e sustentável. A aposta no ciclismo enquanto ferramenta pedagógica visa, segundo o Município, promover estilos de vida saudáveis desde a infância.