Desporto, talento e inclusão marcam XXII Torneio Rui Barros em Gandra

por Ricardo Leal
Chegou ao fim, no passado dia 19 de julho, a 22.ª edição do Torneio Rui Barros, uma iniciativa que, ano após ano, se afirma como uma referência desportiva no concelho de Paredes. Organizado pela Junta de Freguesia de Gandra em parceria com o Aliança Futebol Clube de Gandra, o torneio deste ano decorreu ao longo de um mês e reuniu cerca de 250 atletas, distribuídos por várias equipas e escalões, incluindo, pela primeira vez, o futebol feminino.
A competição teve início a 19 de junho, com uma cerimónia de abertura que contou com a presença do antigo internacional português e padrinho da prova, Rui Barros.
Durante um mês, o Pavilhão Desportivo Cidade de Gandra foi palco de dezenas de jogos disputados com entrega, respeito e fair-play, envolvendo atletas, treinadores, árbitros e mais de duas dezenas de voluntários, entre elementos da organização e apoio técnico.
A Presidente da Junta de Freguesia de Gandra, Sílvia Sá Pinto, destacou o sucesso da edição: “Chegou ao fim mais uma edição memorável do Torneio Rui Barros! Parabéns a todas as equipas que participaram com garra, desportivismo e paixão pelo futebol. Agradecemos a todos os atletas, treinadores, famílias e voluntários que tornaram este torneio possível. Mais do que um campeonato, este foi um verdadeiro encontro de talento, amizade e espírito de equipa.”
O Torneio Rui Barros 2025 reafirmou-se, assim, como um espaço de convívio, promoção do desporto juvenil e valorização do talento local, com um claro sinal de evolução ao integrar, pela primeira vez, a vertente feminina.