Tomás Moreira e Seleção Sub-16 conquistam Otava Cup na República Checa

por Ricardo Leal
A Seleção Nacional de Pólo Aquático Sub-16 conquistou este mês a prestigiada Otava Cup 2025, realizada na República Checa. A formação portuguesa somou vitórias ao longo do torneio, cedendo apenas no derradeiro encontro frente à equipa da casa, num jogo disputado até ao último segundo, que terminou com o marcador em 9-8 a favor dos checos.
Entre os jovens talentos em destaque esteve Tomás Moreira, atleta de 15 anos do Paredes Pólo Aquático, que integrou a convocatória nacional e contribuiu para a vitória portuguesa.
Em entrevista ao nosso jornal, Tomás partilhou que a sua experiência “foi uma experiência única. Conseguimos criar uma boa ligação entre todos os jogadores, mesmo com menos tempo de preparação do que as outras equipas. Ganhar o Otava Cup deu-nos mais confiança como equipa.”
O jovem paredense destacou ainda o jogo contra a Eslováquia como o mais exigente da competição.
“No início do torneio ainda não nos tínhamos adaptado ao estilo de jogo, mas conseguimos ajustar e acho que foi o espírito de equipa e o facto de nos começarmos a conhecer melhor que nos permitiu vencer esse jogo.”
Tomás Moreira explica que “senti-me honrado por representar Portugal. Ouvir o hino no pódio foi um momento emocionante. Todos sentimos que tínhamos de dar tudo.”
Além dos resultados dentro de água, o atleta destacou a evolução do grupo durante as duas semanas de competição. “Desenvolvemos uma união forte. Fizemos mais coisas juntos, aprendemos a aceitar responsabilidades e a crescer, não só como equipa, mas como pessoas.”
Com os olhos postos no futuro, Tomás já traça objetivos: “Quero preparar-me da melhor forma para a próxima época e continuar apto para representar Portugal. Foi uma honra e quero voltar a ter essa oportunidade.”
A presença de um atleta de Paredes na conquista internacional reforça o trabalho desenvolvido pelo clube e deixa uma marca positiva na formação desportiva local.