Novas regras limitam circulação de pesados na VCI
A Via de Cintura Interna (VCI) tem novas regras de circulação para veículos pesados de mercadorias. As medidas entraram em vigor no dia 15 de setembro e aplicam-se entre as 7h00 e as 21h00, nos dias úteis.
Com esta medida, estima-se que a circulação de veículos pesados na VCI possa diminuir para mais de metade, contribuindo para aliviar o trânsito numa das principais vias da Área Metropolitana do Porto.
A proibição aplica-se a veículos pesados de mercadorias com peso bruto superior a 3500 quilos, que tenham três ou mais eixos e uma altura igual ou superior a 1,1 metros no primeiro eixo.
Ficam de fora os camiões com origem ou destino nos municípios do Porto ou de Vila Nova de Gaia, quando se desloquem para operações de carga ou descarga de mercadorias. Nestes casos, as empresas devem registar os veículos e as respetivas viagens na Plataforma Digital de Acesso à VCI da Câmara do Porto, disponível em vci.porto.pt, para obter a habilitação de circulação.
A medida surge depois da isenção de portagens na A41 (Circular Regional Exterior do Porto – CREP), em vigor desde fevereiro, sendo esta a alternativa recomendada para a circulação dos veículos abrangidos pela restrição.
O cumprimento das novas regras será fiscalizado pela PSP e pela GNR, em articulação com os municípios e restantes entidades responsáveis. As infrações estão sujeitas às respetivas penalizações previstas na lei.
O presidente da Câmara do Porto reconheceu que a medida “não vai resolver o problema de trânsito na VCI”, mas considera que pode “ser um ponto de viragem”. A restrição tem caráter de projeto-piloto e poderá servir de base para a adoção de outras medidas no futuro.

