Rebordosa despede-se hoje do bombeiro Eduardo Santos
É esta quarta-feira, 7 de outubro, pelas 16h00, que familiares, amigos, colegas e comunidade se despedem de Eduardo Santos, bombeiro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rebordosa, que morreu na segunda-feira, aos 25 anos.
A cerimónia fúnebre realiza-se na Igreja Nova de Rebordosa, num momento de homenagem ao jovem bombeiro que perdeu a vida durante uma ação de formação, na Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Baltar, em Paredes.
Eduardo Santos foi atropelado por um autotanque durante a formação. Apesar da assistência prestada no local, o jovem entrou em paragem cardiorrespiratória e não resistiu à gravidade dos ferimentos.
A morte do bombeiro deixou em choque a corporação de Rebordosa, que recorda o jovem como alguém que se encontrava em formação para continuar a servir a comunidade. “o Eduardo partiu enquanto cumpria uma missão de aprendizagem e preparação para melhor servir os outros, deixando uma profunda tristeza na família dos Bombeiros” locais.
As circunstâncias do acidente estão ainda a ser investigadas. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rebordosa refere que “as circunstâncias do acidente encontram-se ainda em averiguação”, sublinhando que “por respeito à família e a todos os envolvidos, serão oportunamente divulgados mais detalhes, logo que devidamente apurados”.
O Município de Paredes decretou dois dias de luto municipal pela morte do jovem. Também o ministro da Administração Interna, Luís Neves, manifestou pesar pelo falecimento e apresentou “as mais sentidas condolências à família e aos amigos da vítima”.
Nos quartéis de Baltar e Rebordosa foram ainda mobilizadas equipas da Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), para acompanhar os bombeiros afetados pelo acidente.
