Agrupamento de Escolas de Vilela inaugurou Centro Tecnológico Especializado em Informática

O Agrupamento de Escolas de Vilela inaugurou, no dia 31 de março, o primeiro “Centro Tecnológico Especializado (CTE) em Informática” do concelho de Paredes. O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende modernizar a oferta educativa e reforçar a formação profissional na área das tecnologias de informação.
Instalado na Escola Básica e Secundária de Vilela, o novo centro conta com três espaços distintos: um Laboratório de Redes e Programação, um Laboratório de Gestão e Reparação e um Laboratório de Robótica e Programação, proporcionando aos alunos um ambiente inovador para o desenvolvimento de competências tecnológicas.
A inauguração do centro integrou-se numa visita oficial do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, que também estiveram presentes noutros CTE recentemente criados, em Vila Nova de Famalicão e no Porto.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, em declarações à imprensa destacou que “o nosso ensino profissional precisa de ser estimulado pela importância e força que tem para a nossa sociedade e economia. Estes novos equipamentos vão permitir aos alunos trabalhar em condições semelhantes às que vão encontrar na sua atividade profissional”.
Com este investimento, o concelho de Paredes dá um passo significativo na capacitação dos estudantes para os desafios da era digital, reforçando a ligação entre a educação e as exigências do mercado de trabalho.