Com uma carreira como músico, mas muito mais do que isso, Alexandre Faria tem o seu negócio em Sobrosa e tem lançado artistas ao longo dos anos, para a fama. Lançou agora o seu disco e um livro para assinalar as três décadas de carreira musical. 

Alexandre Faria celebra atualmente 30 anos de carreira na área da música mas não foi assim que começou. Natural de Felgueiras começou o seu percurso na indústria do calçado, foi muito novo que largou a escola e começou a trabalhar para ganhar o próprio dinheiro.

Aos 19 anos consegue lançar o seu primeiro disco de vinil. “Ainda com 18 anos pedi aos meus pais se me deixavam gravar um disco e eles disseram ‘Olha tens dinheiro podes fazer o que tu quiseres para mais tarde não dizeres que foi culpa de pai ou da mãe não fazeres isto ou aquilo’, então peguei em 3000€, na altura era bastante dinheiro, eram as poupanças de vários anos”, foi assim que por sua conta lançou o seu primeiro álbum. 

Seguiu-se uma carreira na rádio e na área da fotografia.  “Eu sempre gostei muito de comunicação social e então fui atrás do meu sonho, fui à rádio Felgueiras da minha terra e disse que tinha gravado um disco e que gostava de fazer rádio, pediram-me uma gravação, fiz em casa uma cassete e entreguei-lhes. No mesmo dia ligaram-me para começar dali a dois dias”.

Começou assim a fazer um programa que se chamava “A Noite Chegou”, dedicado aos anos 80, conta-nos que o programa foi um sucesso e explica que muito se deve ao amor que sempre deu a tudo o que tem feito ao longo da vida. 

Foi ainda fotógrafo de profissão e teve uma editora discográfica durante cinco anos. 

Em 2005 recebeu um convite para trabalhar numa produtora televisiva, como apresentador e realizador. Correu aí o país inteiro a fazer auto-reportagens sobre rádios locais, um mundo que conhecia tão bem. 

Trabalhou ainda para um canal espanhol que hoje se chama Infinito. 

Acabou por montar uma produtora com mais 3 sócios, saídos da produtora onde havia trabalhado e que acabou por fechar, por falta de uma gestão financeira mais rigorosa. 

Saiu dessa produtora para trabalhar com o artista Nel Monteiro, durante cerca de três anos. Após esse período, fundou a Amarante TV, juntamente com dois sócios, um deles dono da rádio Regional de Amarante. Passou ainda pela RTV, onde trabalhou diretamente com o Ediberto Lima. 

Hoje em dia tem a sua própria produtora com sede em Sobrosa, Paredes, que inclui ainda um estúdio de rádio, de televisão, estúdio de gravação e muito equipamento de reportagem. 

A empresa Nasci Para Cantar (NPC) existe sobretudo na área da música e do entretenimento, sendo uma produtora de conteúdos de rádio e televisão, fotografia  e videoclipes. O nome foi inspirado numa música de Linda de Suza, com o mesmo nome. E que no fundo simboliza também o sonho e o objetivo de vida de Alexandre Faria, a música. 

Mas este projeto começou em Albergaria-a-Velha, na cave da sua casa, num espaço bem mais pequeno. Na altura, ao trabalhar para uma cadeia de rádios, começou a aliar a imagem aos programas de rádio, Alexandre considera-se mesmo pioneiro neste campo, por volta de 2016. 

A história de como vem parar a Paredes está relacionada com a sua amizade com Élvio de Santiago, com o qual trabalha há 17 anos. O artista natural de Sobrosa, ajudou Alexandre a encontrar um espaço para uma médica naturista que precisava de uma loja, resumindo, Alexandre acaba por vir tomar conta desse negócio, montando o seu estúdio nesse espaço. Mais tarde Élvio fica responsável pela loja de produtos naturais e Alexandre passa o estúdio para a porta ao lado. 

Atualmente faz de segunda a sexta, um programa em direto de duas horas, com convidados, desde cantores, pintores, escritores, entre outros. O programa é transmitido no Meo Kanal, no site da NPC e no Facebook, onde conta já com cerca de 60 mil seguidores. 

“As pessoas que nos seguem diariamente querem uma companhia e eu faço essa companhia, por vezes temos discos, as pessoas ligam e falam comigo. E este programa é ainda uma forma de promover o meu trabalho, tenho clientes que acabam por ver o trabalho que eu aqui faço através do programa porque eu apresento em direto os trabalhos que aqui produzo e querem vir trabalhar comigo. Digamos que são duas horas de entretenimento mas ao mesmo tempo são duas horas de publicidade ao meu trabalho”. 

“Hoje em dia interessa-me mais fazer televisão e então digamos que o programa que eu apresento diariamente é mais televisão que rádio, embora esteja a transmitir em áudio também, pois tenho uma rádio online no ar 24 horas por dia”, é no seu canal de televisão, também com emissão de 24h por dia, que é feita a grande aposta. 

Alexandre faz o seu programa diário sozinho, é tudo automatizado a nível de câmaras, através do tablet controla tudo, mas o equipamento que dispõe é material profissional de televisão.

Tem ainda um programa chamado “Vamos à Festa” semelhante aos programas de domingo à tarde nas televisões nacionais, onde se desloca às cidades ou vilas do país e produz um programa artístico. 

Nasci Para Cantar é uma empresa de entretenimento, focada nos talentos dos artistas, feita por um artista que é hoje reconhecido além fronteiras. Por vezes, é mais conhecido em França e na Suíça do que em Portugal. É com carinho que recorda como é recebido pela comunidade portuguesa residente no estrangeiro. 

No seu estúdio de televisão, tem tudo preparado para bem receber, confessa que adora conhecer e dar a conhecer as histórias de vida das pessoas que o procuram. E que a sua audiência gosta de saber e conhecer essas histórias, tantas vezes inspiradoras. 

“Eu tenho aqui pessoas que me ligam e dizem que gostavam tanto poder contar a sua história, marco um dia e assim vêm e ficam aqui durante 45 minutos a contar a história e as pessoas lá em casa gostam de saber essas histórias. Ainda no outro dia tive aqui uns artistas que trabalham comigo e acabei por tocar num assunto delicado, porque a senhora não pode ter filhos, então adotaram cinco crianças, mas algumas delas cresceram e não foram muito gratas, e quando terminamos, as audiências do programa estão uma loucura, o público gosta de saber mais sobre certas questões e identifica-se com histórias marcantes”. 

No espaço tem uma cozinha onde muitas vezes cozinha em direto para os seus telespectadores. 

E faz tudo isto sozinho, já chegou a ter visitas de proprietários de meios de comunicação que acabam por ficar impressionados como consegue gerir todo um programa sozinho. 

De manhã faz então o seu programa em direto e de tarde dedica-se à produção. Quando nos recebeu estava em contactos sobre o lançamento de um videoclipe de uma artista, que foi gravado em Vila Flor e será lançado nesta mesma localidade. Alexandre tratou de todo o processo de lançamento da música, do videoclipe e do disco. 

No campo da música a NPC tem ainda um concurso de talentos, onde o vencedor vem ao programa e ganha a gravação de um single original, um dos vencedores está hoje na Editora Espacial, uma das mais conhecidas e mais prestigiadas do mundo da música a nível nacional. 

Alexandre Faria trabalhou em rádios, televisões, produtoras, trabalhou com famosos e com anónimos, em Portugal e no estrangeiro e o que se destaca deste artista ainda assim é uma simplicidade e uma capacidade de ajudar o outro. Sonha em expandir a sua produtora e o seu canal de televisão a outros patamares, mas como o segredo é alma do negócio, aguardemos as novidades.