SOBRE FUTEBOL

Opinião de Juvenal Brandão, Treinador de Futebol UEFA Pro (Grau IV), Licenciado em Gestão de Desporto

Em 1883, as Federações de futebol de Inglaterra, Escócia, País de Gales e da Irlanda quiserem definir regras para o futebol comuns aos quatro países e criaram a International Football Association Board (IFAB).

Em 1904 foi criada a FIFA (Fédération Internationale de Football Association), que adotou as regras estabelecidas pela IFAB.

Hoje em dia a FIFA só implementa mudanças nas regras se estas forem aprovadas pela IFAB. Diz-nos a história que é com muita resistência que as regras do futebol são alteradas, sendo que nos últimos anos tem havido clarificações às leis, no sentido de tornar o futebol mais justo.

Existe um documento único, partilhado todos os anos pela FIFA, pela UEFA, pela FPF e pelas Associações Distritais, onde estão plasmadas as Leis de Jogo em vigor. São 17 as Leis de Jogo:  1 O Terreno de Jogo, 2 A Bola, 3 Os Jogadores, 4 O Equipamento dos Jogadores, 5 O Árbitro, 6 Os outros Elementos da Equipa de Arbitragem, 7 A Duração do Jogo, 8 O Começo e recomeço do jogo, 9 A Bola em jogo e fora do jogo, 10 Determinação do resultado do jogo, 11 Fora de Jogo, 12 Faltas e Incorreções, 13 Pontapés Livres, 14 O Pontapé de Penálti, 15 O Lançamento Lateral, 16 O Pontapé de Baliza e 17 O Pontapé de Canto.

Na Lei 1 – O terreno de jogo – são detalhados aspectos como: 1 Superfície de jogo,

2 Marcação do Terreno, 3 Dimensões, 4 Dimensões para jogos internacionais, 5 Área de baliza, 6 Área de penálti, 7 Área de canto, 8 Bandeiras, 9 Área técnica, 10 Balizas, 11 Tecnologia de linha de baliza (TLB), 12 Publicidade Comercial, 13 Logótipos e emblemas e 14 Vídeo árbitros (VARs).

Relativamente às dimensões dos recintos de jogo, não existe uma medida única, sendo os organizadores das competições que determinam a dimensão da linha de baliza e da linha lateral dentro dos limites indicados:

Nas competições nacionais:

Mínimo: 90 metros (comprimento) x 45 metros (largura)

Máximo: 120 metros (comprimento) x 90 metros (largura

Nas competições internacionais:

Mínimo: 100 metros (comprimento) x 64 metros (largura)

Máximo: 110 metros (comprimento) x 75 metros (largura)

Por exemplo, Benfica, FC Porto, Sporting, Manchester City, Manchester United, Barcelona, Real Madrid, Juventus, Tondela, Paços de Ferreira, Braga, Vitória de Guimarães têm os seus terrenos de jogo com 105×68. O Chelsea tem com 103×67 e o Liverpool com 101×68. O Famalicão tem com 105×70. O terreno de jogo do Estádio Cidade de Lordelo, casa do Aliados FC Lordelo, mede 100×64.

O que eu defendo é que se caminhe para uma medida única. Compreendendo que será muito difícil isso acontecer, mas o que me parecia sensato, no mínimo, é que em cada campeonato não houvesse diferentes dimensões dos recintos de jogo.