De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de quinta-feira Portugal continental vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 03 a 07 graus Celsius até ao início da próxima semana.
No que diz respeito às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 04 e 06 graus Celsius e na noite de quinta para sexta-feira desce a mínima entre 03 a 04 graus.
Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima volta a descer mais 02 a 03 graus.
Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.
As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.

Recomenda-se especial atenção aos idosos e às crianças. 

Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa. Não ceda à pressão da moda e evite usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea. Proteja as extremidades do corpo. Luvas, gorros, meias quentes e cachecóis são acessórios fundamentais em dias muito frios.Coma sopas quentes e beba um chá quentinho. Bebidas quentes são um poderoso aliado contra o frio.Sumos, fruta e vegetais são os seus melhores aliados nestes dias friorentos. O consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar o aparecimento das infeções típicas da estação.Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Saiba que o álcool provoca vasodilatação, que acelera a perda de calor e o arrefecimento do corpo. A ingestão de álcool não aquece, é mito, arrefece. Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, de modo a evitar o arrefecimento do corpo.