A autarquia apresentou no dia 18 de novembro, uma programação de animação que “vai viajar” de comboio por toda a quadra natalícia. “As estações” são as quatro cidades do concelho: Paredes, Lordelo, Rebordosa e Gandra.

António Orlando – texto

Este ano o natal promete espalhar magia na cidade e concelho de Paredes. O novo Executivo Municipal inovou ao agregar diferentes iniciativas num programa que contempla um total de 19 atividades. Espetáculos, concertos, eventos desportivos, exposições, feiras, fogo-de-artifício e iluminação de natal.

Ao todo “vão ser gastos 51 mil euros. No ano passado foram gastos 160 mil euros. Este é o mínimo para termos ações de Natal com dignidade dentro das nossas limitações orçamentais”, explicou o presidente de Câmara, Alexandre Almeida, ladeado pelos seus vereadores, perante uma plateia de comerciantes e também autarcas de freguesia que lotaram o Salão Nobre da Câmara Municipal na cerimónia publica de apresentação da “Programação de Natal, Ano Novo e Reis – Espalhar Magia pela Cidade”.

As iniciativas vão passar por vários locais: a Câmara, a Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal, a Loja Interativa de Turismo, a Igreja de Paredes, a Praça José Guilherme, o Pavilhão Rota dos Móveis e o Gimnodesportivo de Paredes, nas Laranjeiras.

Haverá concertos, exposições, espetáculos de dança e patinagem artística, tardes de cinema, torneios de futebol amador, corta-matos, corridas e demonstrações de golfe, entre outros.

Entre 1 e 24 de dezembro um comboio gratuito vai ligar as quatro cidades do concelho, nomeadamente, os locais onde vão existir atividades.

A iluminação de Natal será ligada a 11 de dezembro e far-se-á luz natalícia por toda a Avenida da República e rua 1º de Dezembro. Para o ano, ficou a promessa de “com mais tempo, haverá uma aposta mais arrojada”.

No Pavilhão Municipal de Paredes haverá um Mercado de Natal nos dias 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22 e 23 de dezembro, com artesanato, gastronomia e animação infantil e ainda concertos de bandas de garagem em vários dias. Já a Praça José Guilherme será o ponto de partida, a 23 de dezembro, de uma Marcha Solidária de Natal, com a presença das Bandas Filarmónicas de Cête, Vilela e Pais Natais.

Na passagem de ano, a animação divide-se entre a Praça José Guilherme, que recebe a 31 de dezembro, um concerto de Deolinda Kinzimba, que ganhou notoriedade no The Voice Portugal e uma sessão de fogo-de-artifício piromusical, e o pavilhão municipal, que será transformado numa espécie de discoteca gigante onde vai decorrer uma Noite de DJ’s com presença dos bares.

O que fica do que foi dito

Apesar do menor investimento, num programa “feito em tempo recorde, com uma participação exemplar dos funcionários da câmara, estamos a dar um primeiro passo para dar mais vida ao concelho”, realçou Beatriz Meireles, vereadora com o pelouro da Cultura.

“Queremos ter atividades que movimentem pessoas, que as façam circular por cá e comprar cá”, disse Paulo Silva, vereador do Desporto.

Antes o vereador do Desenvolvimento Económico, Elias Barros já tinha sublinhado que “o concelho não pode estar só voltado para a indústria” e como tal “este projeto Espalhar Magia pela Cidade, quer dinamizar o comércio tradicional. O comércio tem uma importância fundamental na dinamização económica do concelho e não pode ser desprezado como foi até agora”, disse.

O presidente da câmara, Alexandre Almeida concluiu: “fomos ambiciosos, isto vai ser quase uma debandada de Natal”.