O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Núcleo da Diabetes, assinala o Dia Mundial da Diabetes com diversas iniciativas.

À semelhança de anos anteriores, o dia 14 de Novembro, data oficial do dia Mundial da Diabetes, é dedicado aos mais jovens no Hospital de Amarante com a organização de uma série de iniciativas de promoção da saúde dirigidas às escolas da região.

Esperam-se mais de 100 adolescentes que vão assistir a uma conferência sobre a Diabetes.

A Diabetes é uma doença “silenciosa” e a Diabetes Tipo 2, uma doença essencialmente de caráter comportamental, neste sentido, a intervenção pedagógica precoce torna-se importante na sensibilização para a mudança de estilos de vida como forma de prevenir e controlar a doença.

No Dia Mundial da Diabetes, decorrem também em simultâneo, no Hospital Padre Américo e no Hospital de Amarante, rastreios de diabetes e hipertensão.

Considerada já uma epidemia mundial, a diabetes afeta mais de um milhão de portugueses, sendo responsável pela morte de 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo em 2014.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a fachada do Hospital de Amarante será pela primeira vez iluminada , como habitualmente acontece com a estátua do Padre Américo no Hospital de Penafiel, de 12 a 14 de Novembro.

Vão estar também iluminados de azul alguns edifícios públicos dos concelhos da área de influência do CHTS  como forma de chamar a atenção para o Dia Mundial da Diabetes.

Esta campanha, de âmbito mundial lançada pela Organização Mundial de Saúde e pela Federação Internacional da Diabetes, já iluminou monumentos emblemáticos como a Ópera de Sidney, na Austrália, ou o famoso London Eye.

As comemorações do Dia Mundial da Diabetes terminam a 20 de novembro com a caminhada “Unidos pela Diabetes”, desde o Hospital Padre Américo (com partida pelas 9h30)  até ao Parque da Cidade de Penafiel onde terá lugar uma animada aula de zumba grátis e aberta à comunidade no  parque da cidade de Penafiel.