16 Abril, 2026

Combustíveis sofrem subida acentuada na próxima semana

Combustíveis sofrem subida acentuada na próxima semana

Imagem ACP

O preço dos combustíveis tem vindo a aumentar, mas na próxima semana a subida será significativa. O gasóleo poderá aumentar entre 23 e 25 cêntimos, enquanto a gasolina poderá subir cerca de 7 cêntimos.

Este aumento já era esperado, depois de os Estados Unidos e Israel terem atacado o Irão, agravando o conflito no Médio Oriente e deixando vários produtores de petróleo em alerta, em países como Arábia Saudita, Iraque e Catar, que têm sido alvos de ataques iranianos.

Além disso, o Irão anunciou o encerramento do Estreito de Ormuz, impedindo a passagem de petroleiros numa zona responsável por cerca de um quinto da produção mundial de petróleo.

Perante esta situação, o Governo anunciou um desconto extraordinário e temporário do ISP, mas a medida terá pouco impacto. O desconto já tinha sido prometido pelo Primeiro-Ministro, caso se verificasse um aumento superior a 10 cêntimos, o que acabou por acontecer. Este desconto, de 3,55 cêntimos, será aplicado apenas no gasóleo, podendo reduzir a subida para cerca de 19 cêntimos. Já a gasolina não terá qualquer desconto, uma vez que o aumento é inferior a 10 cêntimos. As previsões do Automóvel Club de Portugal indicam que o preço médio do gasóleo deverá situar-se nos 1,864 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá atingir 1,780 euros por litro.

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) já alertou que este desconto não é suficiente para evitar um impacto na economia e sugere que o Governo abdique de alguma receita orçamental para minimizar os efeitos negativos na economia em geral.