O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel voltou a receber, a partir do dia 23 de agosto e até ao dia 1 de setembro, a Feira Agrícola do Vale do Sousa – um certame que, através dos mais de 350 expositores presentes, promoveu o que de melhor a região tem para oferecer.
A Agrival teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o atual. Ao longo dos anos, foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornaram na maior feira agrícola do norte e centro e de referência em todo o país. Com mais de 350 expositores e milhares de visitantes, tornou-se um certame auto-sustentável, com um cariz transversal, que atraiu pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo devido à aposta num programa cultural diversificado.
A programação contou com espetáculos de Piruka, Bárbara Tinoco, D.A.M.A, Wet Bed Gang, Bárbara Bandeira, Miguel Araújo, Matias Damásio e Nininho Vaz Maia. O evento foi finalizado no primeiro dia de setembro com o concurso Miss Agrival 2024 e um espetáculo piro-musical.
Os Djs assumiram o comando da pista de dança após a meia noite e este ano os artistas convidados foram Francis R, Cancela, MarcosZ, Lowie, Diogo M, John Diaz, Pedro Damas, Berto Boss, Viktor More, Los Bandidos e o DJ residente Miguel Tika.
Os principais líderes políticos portugueses marcaram presença neste evento, enaltecendo a importância da Agrival no desenvolvimento da região.
A presença do Município de Paredes nesta exposição destacou-se em vários momentos. O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, marcou presença no dia 23 de agosto, na inauguração da 43ª edição da Agrival, em Penafiel.
No dia 27 de agosto, foi assinalado o “Dia de Paredes”, com o objetivo de promover o território, as mais-valias e as atrações do concelho. Em representação do Município, os Vereadores Beatriz Meireles e Paulo Silva visitaram o certame, assim como diversos expositores de empresas de Paredes, acompanhados pelo Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Penafiel, Adolfo Moreno e pelo Técnico de Turismo da Rota do Românico, Duarte Pinheiro. A jovem paredense Ângela Taborda brilhou no Palco das Tradições, já Couto 4580 esteve em destaque no palco principal na noite anterior.
Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura e do Turismo destacou que “Faz todo o sentido estarmos presentes na Agrival, é um grande evento da região, já com muita história e muitos anos de existência. Fazemos gosto por cá estar”. Quando questionada sobre o sucesso mais recente do concelho, afirma que “o doce tremoceiro já tem a adesão de várias pastelarias do concelho e neste momento também há o interesse da população. Para nós é ótimo porque temos levado esta tradição a muitos lados do país. Aproveitamos também a vinda dos emigrantes para o promover”.