Enfermeiro de Paredes correu 200 quilómetros para ajudar associação

Duarte Gil Barbosa decidiu correr 200 quilómetros e doar um euro por cada mil metros percorridos à Associação do Porto de Paralisia Cerebral. No hospital onde trabalha, o enfermeiro já conseguiu adeptos para esta causa pois dois médicos anestesistas decidiram doar à instituição o mesmo valor que Duarte Gil Barbosa estabeleceu.

 

Duarte Gil Barbosa, atleta informal, natural de Paredes, trabalha no Hospital de São João e já há cerca de oito anos que convive “de perto” com pessoas com paralisia cerebral. Tal “convívio” acentuou-se quando na família nasceu uma criança com esta patologia (que afeta o controlo motor e a postura). Durante as “24H Portugal 2016”, que se realizaram em Vale de Cambra nos dias 17 e 18 de setembro, Duarte Gil tinha como propósito cumprir 200 quilómetros, entregar 200 euros à APPC e, também, desafiar outros beneméritos e profissionais de saúde do seu local de trabalho a doarem verba idêntica à sua. Juntou, no total, 1.950 euros, verba que entregou no passado dia 30 de setembro a Abílio Cunha, Presidente da Direção da APPC.

Nas referidas 24 horas, Duarte Gil cumpriu 96 voltas ao percurso e totalizou 204 quilómetros. E, no passado dia 30 de setembro, ainda correu mais seis quilómetros – do seu local de trabalho, na Unidade Pós-Anestésica do Hospital de S. João, até ao Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral – para fazer a entrega simbólica do cheque.

À chegada, Duarte Gil Barbosa tinha uma nova “meta” e muitos (…)

Leia a noticia completa na edição em papel de 21 de Outubro ou subscreva a assinatura digital no nosso site.