16 Abril, 2026

Grande final de Xadrez do Desporto Escolar joga-se em Paredes

w1

No próximo dia 29 de abril, a Escola Secundária de Paredes recebe a final de Xadrez da Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE) do Tâmega.

Este momento assinala o fim de uma época marcada por um elevado nível competitivo, envolvendo centenas de alunos que, ao longo do ano letivo, demonstraram evolução, dedicação e talento nas suas escolas. Para além da vertente competitiva, o evento constitui uma oportunidade de convívio e partilha entre a comunidade escolar.

A final, promovida pela CLDE Tâmega, reúne os melhores classificados individuais e as melhores equipas provenientes de três grupos de competição que organizaram o apuramento geográfico: Grupo 1: Paredes, Paços de Ferreira e Penafiel; Grupo 2: Lousada e Felgueiras; Grupo 3: Marco de Canaveses, Cinfães, Baião e Resende.

A região tem vindo a afirmar-se no panorama do xadrez, acolhendo, nos últimos anos, diversas provas federadas de âmbito distrital e nacional, bem como competições municipais. Este crescimento tem permitido o surgimento de jovens atletas que já se destacam a nível distrital e nacional.

Recorde-se que, em 2024, a Escola Secundária de Lousada acolheu a Final Regional do Norte, reunindo cerca de uma centena de alunos das regiões Norte e Centro. A presença de vários jovens com títulos distritais e nacionais elevou significativamente o nível competitivo, aumentando agora as expectativas para a edição deste ano, em Paredes.