7 Fevereiro, 2026

Jogos de Inverno vão reunir mais de 700 atletas portadores de deficiência mental ou incapacidade intelectual

627206148_1375977361238466_3515683677906788085_n

O Município de Paredes vai acolher nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro, a sétima edição dos Jogos de Inverno ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual. O evento de desporto inclusivo vai reunir mais de 700 atletas portadores de deficiência mental ou incapacidade intelectual.

Para Paulo Silva, Vereador com o Pelouro do Desporto, da Câmara Municipal de Paredes, esta iniciativa fortalece as políticas de inclusão do Município através do Desporto. “Queremos, cada vez mais, ser uma referência no desporto e, eventos como este, reforçam a nossa premissa de Desporto para Todos. Em 2027 seremos Capital Euro-Atlântica do Desporto, e como tal estes Jogos de Inverno enquadram-se na nossa estratégia de fomento do desporto com um concelho eclético, inclusivo e ético na área desportiva.”

Os jogos ANDDI são o exemplo da valorização e estímulo dos valores da inclusão, da luta e da resiliência dos atletas, equipas técnicas e famílias.

As atividades do evento são desenvolvidas no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, no Pavilhão da Escola Secundária de Paredes, no Pavilhão Municipal Vilela, no Parque da Cidade de Rebordosa, e na Piscina de Rebordosa. Os jogos abrangem diferentes modalidades: andebol, atividades aquáticas, atletismo, basquetebol 3×3, boccia DI, futsal, hóquei DI, orientação e ténis de mesa. De referir que devido às condições meteorológicas adversas previstas para a esta semana, as modalidades de orientação e corta-mato serão adiadas.

No torneio, participam 47 instituições e clubes de todo o país, inclusive ilhas, entre eles o projeto da autarquia “Paredes sem Paredes”, que reúne cerca de 30 atletas do Concelho que irão participar nas seguintes modalidades andebol atividades aquáticas, orientação, futsal, Boccia DI e ténis de mesa.