25 Abril, 2025

Lordelo assinalou o 20º aniversário de elevação a cidade

D9347B2B-19CB-4FBA-A943-CDE988EDB381

A celebrar os 20 anos de elevação a Cidade, Lordelo aproveitou o momento para proporcionar aos presentes um momento musical com a jovem lordelense Ana Mar, que participou no The Voice Kids. 

A cerimónia chamada “Lordelo Agradece” recordou que 

A noite foi ainda de homenagens e distinções, com destaque para Medalha de Ouro Cidade de Lordelo a ser atribuída ao Novo Banco, balcão desta localidade, pelo contributo que tem tido no desenvolvimento regional. Um balcão que chegou a ter 40 colaboradores e hoje, fruto da informatização dos sistemas conta apenas com cinco, mas que para a cidade de Lordelo tem tido um papel predominante no apoio ao tecido empresarial e aos cidadãos. 

 

Foram ainda agraciados com a Medalha de Mérito Cívico Vitorino Moreira, a título póstumo; com a Medalha de Mérito Desportivo a Associação Desportiva Patinagem Artística – ADPA; com a Medalha de Mérito Cultural, Sílvio Manuel Silva; e ainda a Medalha de Mérito Social que foi para o Novum Canal. 

 

Nuno Serra, presidente da Junta de Freguesia, referiu que Lordelo “é uma cidade com muito talento, que sabe reconhecer as suas gentes e é isso que nos traz hoje ao aniversário. 

Há algo aqui que nos faz sentir orgulhosos, sabemos o que foi feito nestes 20 anos, apesar de haver uma tendência para nos esquecermos, existe uma memória enquanto cidade de percebermos o que foi feito, há de facto aqui um desenvolvimento brutal, algo que nos faz sentir orgulhosos e eu em especial nos últimos 10 anos tenho muito orgulho nesta cidade, com muita vontade de continuar a trabalhar. Nós sabemos que em 2003 não havia em Lordelo um novo posto da GNR, não tinhamos dois centros escolares, não tinhamos a nossa escola requalificada, tinhamos uma entrada para a escola muito perigoso e agora sim temos uma praça que homenageia o saudoso Ribeiro da Silva. Não tinhamos Parque da Cidade, o Parque do Rio Ferreira”. Deu ainda o exemplo do novo quartel dos Bombeiros e os vários orçamentos, entre outros.

“Um percurso de 20 anos que tem muito trabalho feito e envolveu muita gente e é essa gente que no dia de hoje gostamos de recordar e homenagear. Desde logo o nosso futuro, começando por reconhecer os melhores alunos”, realçou.

Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 7 de julho de 2023, edição nº3565.