Maus resultados ditam saída de vários treinadores no futebol português
A época ainda nem vai a meio, mas os maus resultados já ditaram a saída de vários treinadores do futebol português. Entre a I e a II Liga, são vários os clubes que optaram por mudanças no comando técnico, numa altura em que procuram inverter o rumo dos resultados.
No SC Braga, Carlos Vicens deixou o comando técnico esta terça-feira, 20 de outubro, com efeitos imediatos. O treinador espanhol sai depois da derrota por 1-2 frente ao Gil Vicente, no dia 19 de outubro, num encontro em que a equipa bracarense sofreu um autogolo. Ao fim de oito jornadas, o Braga ocupa o oitavo lugar, com 11 pontos.
Carlos Vicens tinha assumido a equipa na época 2025/26 e tinha contrato até 2028. Para o substituir, aponta-se Franclim Carvalho, que deixou o Botafogo em agosto deste ano. O próximo desafio dos bracarenses será na Pedreira, já na quinta-feira, frente ao Gent, na segunda jornada da fase de liga da UEFA Conference League.
Também Carlos Carvalhal deixou o FC Famalicão, por mútuo acordo, após a eliminação na Taça de Portugal frente ao USC Paredes. A equipa famalicense perdeu por 1-0, na estreia na competição. Aos 60 anos, o treinador deixa o clube depois de conquistar apenas uma vitória em nove jogos, numa altura em que o Famalicão ocupa o 13.º lugar.
No Estoril Praia, Vasco Matos também saiu, deixando a equipa no último lugar da tabela, sem qualquer vitória e com apenas dois pontos. Sérgio Raimundo tem orientado a formação, tendo conquistado uma vitória na Taça de Portugal frente ao Salgueiros, decidida nas grandes penalidades. Apesar do triunfo, a continuidade no comando técnico não está garantida.
O Rio Ave também avançou para uma mudança no banco. Sotiris Silaidopoulos deixou o comando técnico após a sétima jornada, quando a equipa de Vila do Conde ocupava o 16.º lugar. O treinador grego estava na segunda época ao serviço dos rioavistas.
A equipa passou entretanto a ser orientada por Vasco Seabra, que chegou do Arouca, numa transferência que terá custado um milhão de euros, correspondente à cláusula de rescisão. Atualmente, o Rio Ave ocupa o 14.º lugar. Já o Arouca, agora orientado por Vítor Severino, mantém-se na quinta posição.
Antes destas saídas, João Gião tinha sido o primeiro treinador a abandonar uma equipa da I Liga nesta temporada. O técnico deixou o Nacional após a quarta jornada, quando a formação madeirense ocupava o nono lugar. Atualmente, o Nacional está na 16.ª posição, com apenas uma vitória, e é orientado por Alexandre Santos.
Mudanças também na II Liga
Na II Liga, o Amarante FC também mudou de treinador. Jorge Pinto deixou o clube após oito jogos, na sequência da derrota por 0-2 frente ao Portimonense. À data da saída, a equipa ocupava o 16.º lugar, com apenas uma vitória no campeonato. O outro triunfo tinha sido alcançado na Taça de Portugal, frente à AD Ponte da Barca.
Esta terça-feira, 20 de outubro, o Amarante anunciou o regresso de Renato Coimbra, que já tinha orientado o clube entre 2022 e 2024. O treinador prepara-se agora para se estrear na II Liga, com o primeiro jogo marcado para 26 de outubro, frente ao Torreense.
Entretanto, o Amarante já foi eliminado da Taça de Portugal, depois de perder por 3-2 frente à Académica.
