O museu dos Bombeiros Voluntários de Paredes é um ex-libris da instituição e que poderá em breve vir a ter portas abertas, funcionando como uma possível fonte de receitas extra da instituição. Segundo Carlos Ferreira da Silva a ideia de ter um museu “nasceu para salvaguardar o nosso imenso património. Fizemos alguns investimentos avultados na recuperação de viaturas e fomos reunindo um conjunto de elementos”.

Ainda segundo o presidente da direção dos bombeiros paredenses, a intenção é “abrir ao público pois achamos que devemos mostrar o que temos, e há muito gente que gosta de ver”. Carlos Ferreira da Silva refere mesmo que “preservar a memória é importante”, para de seguida acrescentar: “Temos alguma coisa para mostrar, e fizemos um protocolo como o hotel perto das nossas instalações para, se tiverem hóspedes, possam vir visitar de forma gratuita e poderão fazer algum donativo se assim o pretenderem”.

O líder diretivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes refere que no futuro o museu “poderá ser uma fonte de rendimento. Vamos ver como as coisas irão evoluir”.

Para já em breve estarão disponíveis flyers sobre o museu dos bombeiros.