Paredes distinguida como “Autarquia Voluntária 2025”
A cerimónia, promovida pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, realizou-se na terça-feira, 24 de fevereiro, no Teatro Thalia, em Lisboa. Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Paredes recebeu esta distinção, que reconhece publicamente o trabalho das autarquias na promoção da prática do voluntariado. Nesta edição, o galardão foi atribuído a 31 autarquias do país.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador com o pelouro da Ação Social, Francisco Leal, que agradeceu este reconhecimento e afirmou estar “orgulhoso pelo trabalho do Município desenvolvido no âmbito do voluntariado”. O autarca destacou ainda a “gratidão e homenagem aos voluntários pela genuína entrega e espírito de comunidade”, garantindo que “o serviço de voluntariado é para continuar em Paredes”.
O município dispõe de um Banco Local de Voluntariado que intervém em diferentes áreas, nomeadamente: Ação Social; Saúde; Educação; Desporto; Ciência e Cultura; Defesa do património e do ambiente; Cooperação para o desenvolvimento e/ou ajuda humanitária; Reinserção social; Proteção Civil/Bombeiros; Desenvolvimento da vida associativa e da economia solidária e Proteção Animal. Para os voluntários ativos foi criado “o cartão do voluntário”, com validade de um ano, cujo principal objetivo é proporcionar benefícios em lojas locais aderentes, como forma de reconhecimento pelo trabalho comunitário desenvolvido.
Atualmente, o Município desenvolve 13 projetos com o apoio de voluntários, desde: Programa de Voluntariado nas Escolas; Campanha de Recolha de Alimentos; Atividades dirigidas à população sénior; “Vamos de Férias” Orpheu Paredes Social; Voz Amiga – Programa de Proximidade no Combate ao Isolamento Social; Apoio alimentar a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica; Projetos pontuais de carácter desportivo; Voluntariado da Inclusão – Biblioteca Municipal; Voluntariado Cultural no Centro Interpretativo da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa; Voluntariado Cultural na Torre dos Alcoforados, em Lordelo; Amigos da Cultura de Paredes e Proteção Animal (Canil Municipal).
