Publicado por António Orlando

A Igreja de São Miguel de Rebordosa (Igreja “Velha”) acolhe, no próximo sábado, 18 de maio, às 21h30, um concerto do Projeto Young Guitar Masters. Romeu Lourenço, jovem guitarrista de Coimbra, é o músico convidado para o concerto com entrada gratuita.

O Young Guitar Masters, projeto colaborativo fundado em Guimarães que promete abrir portas nacionais e internacionais a jovens guitarristas portugueses, regressa ao Município de Paredes para um novo ciclo de três concertos no ano corrente, numa parceria com a Câmara de Paredes e com a Associação 3M.

Levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas portugueses em início de carreira são objetivos fundamentais deste projeto.

Trata-se de uma iniciativa destinada a jovens guitarristas portugueses ou residentes em Portugal em início de carreira, sendo que os concertos irão decorrer em locais emblemáticos e históricos das várias cidades.

Assim, além de dar a conhecer o trabalho de artistas em emergência, o Young Guitar Masters também tem a missão de valorizar e divulgar o património cultural e nacional.

Biografia de Romeu Lourenço

Romeu Lourenço nasceu em Coimbra no dia 9 de Abril 2001. Iniciou o seu percurso musical na Academia de Música de Vilar do Paraíso com o Professor Paulo Lapa em 2010. Em 2011 integra a classe do Professor Gonçalo Pires de Morais onde frequenta atualmente o 8º Grau.

É membro da Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso desde 2015, dirigida pelo guitarrista e maestro Augusto Pacheco. Com esta orquestra participou no Festival Internacional de Música para Jovens de Neerpelt – Bélgica, em 2015, onde obtiveram um 1º Prémio Cum Laude. No ano seguinte obtém no Grand Prix Winners Recital o 1º prémio. A orquestra apresentou-se em concerto no Weill Recital Hall – Carnegie Hall, em Nova Iorque. Participou na gravação do CD “20 Anos – Orquestra de Guitarras”, lançando em dezembro de 2017.

Participou em masterclasses com Judicael Perroy, Brian Head, Zoran Dukic, Sérgio Assad, Marcin Dylla, Joaquín Clerch, Margarita Escarpa, Rafael Aguirre, Carlo Marchione, Miguel Trápaga, Aniello Desiderio, Roland Dyens, Ricardo Gallén, Dejan Ivanovic, Nuno Cachada, Artur Caldeira, Pedro Rodrigues, Júlio Guerreiro, Paulo Peres, Miguel Carvalhinho, entre outros.

Em 2017 apresentou-se a solo na Elgar Room, no Royal Albert Hall em Londres, na sequência do 1º Prémio obtido no concurso Grand Prize Virtuoso. Coleciona mais de 25 prémios, destacando-se o 1º lugar no nível V no 18º Concurso Internacional da Cidade do Fundão, o 1º lugar no escalão V do 9º Concurso Luso-Espanhol de Fafe, o 1º lugar no 3º Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, e o 1º lugar do escalão D no Concurso da Cidade de Gaia e o 1º prémio no 1º Concurso Internacional de Guitarra Clássica da Cidade de Braga no Escalão D.