Paredes transformou-se na capital internacional do Andebol
A Capital do Andebol voltou a ser Paredes, através do Paredes Handball Cup’ 23 que juntou mais de 3500 atletas, de 260 equipas da Alemanha, Áustria, Espanha, Eslovénia, França, Japão e Portugal. O evento realizou-se de 12 a 16 de julho.
Foram cinco os clubes paredenses que marcaram presença na competição são eles: o Clube de Andebol de Baltar – Clube Recreativo e Desportivo, o Altis Clube de Paredes – Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Social, o Promov Rebordosa Andebol, Sport Clube Nun`Álvares e o CGA – Clube de Gandra de Andebol.
Uma competição enorme com muitos números com mais de trinta mil refeições, dezoito mil pequenos almoços, setecentos e setenta jogos, onze pavilhões e três campos exteriores.
O torneio internacional, que vai já na quarta edição, começou com um desfile de atletas e das entidades oficiais, desde a Casa da Cultura, percorrendo a principal avenida da cidade, até ao Parque José Guilherme.
Na cerimónia oficial de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida desejou a todos os participantes “as maiores felicidades, divirtam-se e joguem esta modalidade que vocês tanto gostam. É uma modalidade que tem feito com que as meninas cada vez pratiquem mais desporto e portanto para nós é uma alegria imensa ter este torneio cada vez mais preenchido com atletas”. Acrescentou ainda que “o torneio internacional Paredes Handball Cup, organizado e promovido pelo Município de Paredes, com o envolvimento dos clubes locais, sem dúvida, vai contribuir para dar vida à cidade e ao concelho”.
O Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva afirmou que o Município de Paredes “teve a coragem e o arrojo de transformar o Paredes Cup gradualmente a cada ano que passa, num dos maiores eventos nacionais de desporto, e não tenho dúvida nenhuma, num dos maiores eventos da modalidade a nível internacional. Paredes tem sido um parceiro indispensável na nossa modalidade, tem sido a nossa casa no feminino e eu estou convencido que em outubro vamos receber em Paredes, a República Checa para dar um passo importante para a fase final do campeonato da Europa feminino”.
O Diretor Regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias destaca “é para nós um privilégio. Aproveitem esta oportunidade, joguem andebol, pratiquem desporto, divirtam-se e sejam felizes porque serão quatro dias que ficarão na vossa memória para a vida”.
O Presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins deixou um apelo na cerimónia de abertura para “transformarem este torneio numa festa do andebol, de diversão e de convívio porque isso é o mais importante. Ganhar não é o mais importante, mas sim praticar andebol. Deixo este apelo a todos para que o possam seguir”. Finalizou afirmando que “este concelho leva alto o nome do concelho que muito faz pelo andebol”.
A abertura contou ainda com uma homenagem a um membro que faleceu recentemente e que muito ativamente contribuiu para o evento. Avelino Freitas, teve direito a um vídeo com fotos da sua vida e decorreu também um minuto de silêncio em sua homenagem. Este momento simbólico contou com a presença da filha e da esposa, que receberam um ramo de flores pelas mãos do Vereador do Desporto e pelo Presidente da Câmara de Paredes.
No final da cerimónia decorreu a apresentação do DJ Francis R.