Primavera Festival da Flor 2023 enche Paredes de cor e eventos

No passado dia 4 de março realizou-se o Passeio de Bicicleta “Pedaladas Floridas”, no âmbito da programação “Primavera Festival da Flor 2023”.

O percurso contou com momentos de animação musical protagonizados por Mariana Santos e o Rapper Couto. 

O percurso teve início na Casa da Cultura de Paredes, seguiu pela Avenida da República, Parque José Guilherme, Rua Dr. José Firmino, Rua D. Afonso Henriques, Rua Infante D. Henrique e terminou na Casa da Cultura de Paredes.

Foram cerca de 170 pessoas que assistiram na Casa da Cultura de Paredes, ao evento “Serão as Flores só para as Mulheres?” que decorreu no dia 12 de março.

A entidade artística enRaiz’arte, foi a responsável pela iniciativa. Segundo a nota do Município, este projeto foi “dedicada à sensibilidade e força da Mulher e de quem a acompanha ao longo da sua jornada, teve como objetivo homenagear vozes femininas portuguesas e contou com a presença de diversas artistas de prestígio, nomeadamente, Fátima Neto, Joana Machado e Joana Costa”.

A associação enRaiz’arte falou sobre “igualdade de género” com a paredense Ana Viriato, que é apresentadora de televisão e produtora do programa “Viriato no Feminino”, da SIC Mulher. Os momentos culturais do evento foram protagonizados por alunos da associação enRaiz’arte e da entidade artística Rebord’arte.

Este fim de semana será marcado por uma vasta agenda, no que toca promover a iniciativa “Primavera Festival da Flor 2023”.

Irá decorrer um concurso, onde poderão concorrer ao Concurso “Tapetes de Flores” todas as Juntas de Freguesia do concelho. Com o lema “deixe a Primavera entrar e passeie por Paredes na nossa charrete”, os paredenses serão convidados a percorrer a cidade neste meio de transporte. Também haverá na Avenida da República, um mercado de flores, chás e ervas aromáticas.

A Casa da Cultura receberá no dia 18, atividades ao longo de todo o dia como uma exposição de pintura de Emílio Frias no Jardim e também um concerto pela Vical Art Ensemble. Os amigos da Cultura juntam-se para construir tapetes de flores ao longo do dia.

Dezanove de março é marcado por assinalar o dia do pai e por isso, haverá às 11 horas, um Miniconcerto: Histórias com Música – Maria Palhaça. Pelas 15 horas é vez do desfile de vestidos e chapéus de flores invadir o edifício cultural da cidade. Os vencedores do concurso de mostras também ficarão a saber os resultados neste dia. Ao fim da tarde, é a vez da “Paredes Big Band” subir ao palco da Casa da Cultura de Paredes.

No último dia do Festival, o mote é “Descobrir Paredes” através do Trilho Rota das Camélias. 

O percurso começa na Casa da Cultura, segue para a Quinta da Abadim, passa pela Ponte do Forno em direção à Quinta da Lavandeira, que segue para a Casa da Amoreira. A Casa da Mogueira vem logo de seguida no trilho que ainda terá a Quinta de Lourosa, a Casa da Bouça e a Casa do Barreiro no trajeto antes de chegar ao destino final na Casa da Cultura.