O projeto DIGITEM da Nó Górdio foi premiado como uma boa prática pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade na manhã de 9 de abril de 2024, na primeira Gala Erasmus+, realizada no Centro Cultural Jaime Lobo e Silva da Ericeira. 

Este reconhecimento honra a Nó Górdio pelos seus sucessos e pelos seus importantes contributos para os objetivos do programa Erasmus+. O objetivo dos Prémios Boas Práticas Erasmus+ é destacar organizações que contribuem significativamente para a inclusão e diversidade, transformação digital, proteção ambiental, desenvolvimento sustentável, ação climática e participação democrática.

Três projetos a nível nacional receberam nomeações na categoria “Vencedor em Projetos de mobilidade para técnicos de juventude, Transformação Digital”. O DIGITEM e o LASE (Launching a Social Enterprise) foram os dois projetos selecionados que Nó Górdio teve a honra de ver. 

O projeto LASE, realizado na cidade de Gandra recebeu uma menção honrosa, enquanto o projeto DIGITEM foi reconhecido como o melhor do ano em 2023. Este reconhecimento demonstra o compromisso do Nó Górdio com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a inclusão. O DIGITEM, o projeto vencedor, se destaca por sua contribuição positiva para a transformação digital e para a formação de jovens empreendedores. Esta vitória enfatiza o papel de liderança do Nó Górdio na promoção do empreendedorismo, da educação e da inovação entre os jovens.

Albino Pereira, Presidente da Associação Nó Górdio destaca que “quando a Associação Nó Górdio recebeu a distinção de Prémio Inspirador, do ano 2022, pelo GENDED, um projeto que trabalhava as questões de desigualdade de género, sentimos que estávamos a fazer um percurso válido e significativo. Agora, ao sermos contemplados com o Prémio de Melhor Projeto implementado em 2023, na mobilidade de Técnicos de Juventude e ainda com uma menção honrosa dentro da mesma categoria, há uma maior responsabilidade em continuarmos a mover-nos por critérios de dedicação, rigor e profissionalismo na nossa atividade”.

O Presidente da Associação reforça a importância de “deixar uma palavra de agradecimento aos membros da nossa equipa, os nossos parceiros e também os nossos participantes por terem tornado isto possível. Estamos empenhados em continuar a contribuir para o domínio do Erasmus+, de todas as formas possíveis. A nossa crença inerente em fazer uma mudança positiva é evidenciada através do nosso esforço contínuo e contribuição ativa em todas as esferas”.

Finaliza afirmando que “acreditamos em transmitir mais do que experiências, tentando sempre proporcionar aos participantes uma experiência memorável, conhecimentos, competências e atitudes que os acompanharão para toda a vida, mas também no criar amizades e parcerias que permaneçam para sempre”.