24 Abril, 2025

João Barros estreia hoje novo carro no rali “Amarante/Baião”

joaobarrospreamarante1

Rali. A penúltima prova do campeonato nacional de ralis que neste fim de semana vai para a estrada, apadrinha a estreia da nova montada do tetracampeão de karting.


António Orlando – texto


João Barros, o piloto de Rebordosa, que até aqui se tinha mostrado fiel ao Ford Fiesta R5 estreia nesta sexta-feira um Skoda R5 no Rali Amarante-Baião.

João Barros  com o novo carro, “mais competitivo e mais fácil de conduzir”, pretende “lutar pela vitória”.  O piloto de Paredes, que até agora competiu aos comandos de um Ford Fiesta R5 assistido pela sua própria equipa – P&B Racing – optou pelo Skoda e pela ARC Sport.

O rali Amarante – Baião este ano registará uma dupla estreia: conta pela primeira vez para o campeonato nacional e é disputado, integralmente, em pisos de asfalto.

A prova terá como partida simbólica a Praça da República, em Amarante. As 11 Provas Especiais de Classificação (PEC)  são disputadas nas serras do Marão e Aboboreira, nos concelhos de Amarante e de Baião. As respetivas autarquias são as principais patrocinadoras da prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante (CAA).

“Vamos ter classificativas com traçados bastante seletivos, bons pisos, com algumas zonas rápidas e, sobretudo, com as paisagens fantásticas do Marão, do Douro e do vale do Tâmega, como palco. Trabalhamos com o objetivo de fazer um rali de referência e espero e desejo que quem vá para a estrada sinta esse trabalho”, explica António Jorge, Presidente do CAA.

O rali sai para a estrada às 16.55 horas desta sexta-feira para a disputa das duas primeiras passagens pelas classificativas Marão 1 e Marão 2, seguindo-se a Super-Especial de Amarante para terminar o primeiro dia de prova.

No sábado, o primeiro concorrente regressa à estrada para disputar a primeira classificativa do dia às 10.55 horas. A manhã vai ser preenchida com a dupla passagem por Baião Vida Natural e por Teixeira e Teixeiró. A tarde vai ser preenchida com as passagens duplas por Carvalho de Rei e por Rota do Vinho Verde.

O Rali Amarante Baião pontua para os Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR), Duas Rodas Motrizes (CPR 2WD), Clássicos de Ralis (CPCR), GT de Ralis (CPGTR), Iniciados de Ralis (CPIR), Campeonato Norte de Ralis (CNR), Copa 106, Challenge 1000 e Taça FPAK de Ralis (TFR).