Quarenta e nove anos de democracia foram assinalados na cidade de Gandra, no dia 25 de abril.

O evento contou com o discurso do Presidente da Assembleia Municipal de Paredes, José Baptista Pereira que abriu as celebrações.

Cecília Mendes do Partido Juntos Por Paredes evocou no seu discurso o papel da mulher, os desafios para o concelho e os valores de abril.

Jorge Ribeiro da Silva do CDS-PP relembrou no seu discurso importantes factos históricos e questionou se “viveremos em liberdade e em democracia?”.

O Partido Social Democrata, liderado por Ricardo Sousa enviou à redação um comunicado, onde explica as razões do seu partido para a ausência do evento.

O responsável pelo discurso do Partido Socialista, foi Rui Fernandes Silva que teve o discurso mais emotivo da manhã.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida afirmou que “um Portugal antes desta data e um Portugal depois desta data”.

 

Eventos por todo o concelho de Paredes

No dia 25 de abril, pelas 16h30, o Parque de Lazer foi palco das comemorações do 49.° aniversário do 25 de abril de 1974. A Banda de Música de Baltar atuou durante a tarde junto ao novo espaço deste local.

A cidade de Lordelo juntou-se a Vilela e ambas realizaram a Caminhada da Liberdade logo de manhã pelas ruas de ambas as localidades.

O Arraial Dom António Barbosa Leão realizou-se em Parada de Todeia com uma caminhada e a atuação da Banda Filarmónica de Vilela.

O Parque Natural da Senhora do Salto também aderiu às comemorações com um Encontro de Motards e uma Aula de Zumba logo de manhã. Durante a tarde um Torneio de Malhas e Atuações de Dança fizeram as delícias de quem esteve presente.

Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 28 de abril de 2023, edição nº3560.