24 Abril, 2025

Adriano Gastão distinguido com Medalha de Ouro

70EE81D2-9F65-44D2-88C5-FED339C9C28E

Após 45 anos ao serviço do escutismo, o chefe Adriano Gastão recebeu a Cruz de São Jorge pelo seu exemplo a servir. Também a esposa Manuela Lameira foi agraciada. 

Adriano Gastão e Maria José foram distinguidos no passado dia 25 de fevereiro, na cerimónia de Promessas do Agrupamento de Escuteiros 519, pelos seus anos de serviço e dedicação ao escutismo. 

O chefe Adriano Gastão recebeu a medalha de ouro, da Cruz de São Jorge de 1ª Classe, entregue por Bento Lopes, Chefe Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas.

O motivo deste reconhecimento está relacionado aos “excelentes serviços prestados ao Corpo Nacional de Escutas, nomeadamente ao Agrupamento 519 – Paredes, da Região do Porto. Pelos 45 anos dedicados à vida escutista local e ao Núcleo Este, de que é um dos fundadores. Pela sua dinâmica que contribuiu para a construção de uma sede mais moderna. Por ser uma pessoa de bom relacionamento com a comunidade onde é estimado e admirado. Por ser um exemplo a seguir no cumprimento da sua Promessa e da Lei do Escuta e por estar Sempre Alerta para Servir. A Junta Central, agradecida, atribui a Cruz de São Jorge (Ouro) ao dirigente Adriano Gastão de Oliveira Moreira”.

A cerimónia foi presidida pelo Padre Rafael Teixeira, na igreja Matriz de Paredes, num ambiente de celebração.

Adriano Gastão de Oliveira Moreira é natural do Marco de Canaveses, mas reside em Paredes desde 1965, ano em que se casou com Manuela Lameiras. 

Tem vindo a colaborar com o Progresso de Paredes ao longo dos últimos anos, dando o seu contributo ao jornal com textos de sua autoria. 

Militar, do Exército Português, desde os seus 18 anos e condecorado com as Medalhas de Ouro e de Mérito Militar.

Fundou o Agrupamento de Escutas Nº 519 – Paredes, com a colaboração do Padre António Teixeira de Araújo, em 1977. Assumiu a Chefia do Agrupamento, desde 1980 até 2007, sempre eleito por unanimidade dos Conselheiros do Agrupamento 519.

Manuela Lameiras, a sua esposa foi distinguida com a Cruz de São Jorge, em 2000, foi dirigente do Agrupamento 519, desde 1985 até 2007 e filho Jorge Lameiras, é dirigente desde 1995, atualmente em Condeixa, (Distinguido com a Cruz de São Jorge (Prata), em 2000), assim como seu neto, Pedro Lameiras, que é Caminheiro.

Adriano Gatão recebeu em 1980 o Louvor da Câmara Municipal de Paredes: “Pelo brioso comportamento tido em 20 de abril de 1980, na descida do Rio Douro em jangada ‘JAMB GLOO DOURO OITENTA’, com 56 Caminheiros da Região, elevando bem alto o nome da nossa terra de Paredes, pela forma como representaram o Concelho, sendo digno do presente louvor”.

Em 1981, foi louvado, por proposta dos Caminheiros, em Conselho do Agrupamento: “Por ter estado sempre com os jovens desde a primeira hora, não se poupando a esforços para o engrandecimento do Agrupamento. Por ter sido sempre a pessoa certa, nos bons e maus momentos, e termos a certeza de, no futuro, nos lembrarmos dele como companheiro e amigo que sempre nos guiou para o bom caminho do Escutismo e da vida. Por toda a sua conduta estão os Caminheiros reconhecidos e é com orgulho que o Chefe Adriano Gastão seja louvado”.

Foi um dos fundadores do Núcleo Este da Região do Porto, em 1984, com sede em Guilhufe, Penafiel. Núcleo onde serviu, por acumulação com o agrupamento, como secretário pedagógico para as atividades que envolviam os Agrupamentos do Vale do Sousa e Tâmega.

Exerceu vários cargos e missões no nível Regional do Porto e no Conselho Fiscal e Jurisdicional do Porto.

Exerceu missões em todas as Secções no Agrupamento, ao longo do seu tempo de dirigente no Agrupamento nº 519, como Dirigente Responsável, desde a fundação.

Em 1994, foi distinguido com a Cruz de Agradecimento do Corpo Nacional de Escutas, pelos relevantes serviços prestados ao CNE e seus jovens Escuteiros, a quem presta a maior atenção no Desenvolvimento e Ação Pedagógica, com referência ao Agrupamento 519 e ao Núcleo Este, em que é um dos fundadores em 1984. A Junta Central atribuiu-lhe a Cruz de Agradecimento de 3ª Classe. 

Em fevereiro do ano 2000, foi-lhe atribuída pelo Corpo Nacional de Escutas a Medalha de Ouro, nas Comemorações dos 75 anos do CNE.

Em 2018, foi condecorado pela Câmara Municipal de Paredes com a Medalha de Mérito do Concelho de Paredes, pelos serviços prestados à Juventude Escutista do Concelho de Paredes.

Considera-se um pedagogo nato para todas as idades, e desempenhou o cargo de formador de adultos, durante dez anos, para a Formação Local, de Núcleo e Regional. 

Recentemente ficou como tutor dos novos candidatos a dirigentes. E é considerado por todos um chefe carismático, respeitado e estimado.