Aliança Democrática vence Eleições Europeias em Paredes

Os cidadãos europeus foram chamados às urnas para escolher o novo Parlamento Europeu, no passado dia 9 de junho. Estas eleições são responsáveis por eleger os 21 deputados portugueses, que se fazem representar ao lado dos 720 deputados deste parlamento.

A Europa deu a vitória ao PPE – Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), em que a Aliança Democrática faz parte. Os socialistas ficaram na segunda posição.

A eleição em Portugal deu a vitória ao Partido Socialista, obtendo 32,10% dos votos. O PS que tinha Marta Temido como cabeça de lista elegeu 8 deputados. A Aliança Democrática (AD), ficou em segundo lugar com 31,12%, elegendo sete deputados. O partido CHEGA (CH) alcançou 9,79%, enquanto a Iniciativa Liberal (IL) obteve 9,07%. Ambos os partidos têm dois representantes no parlamento europeu. O Bloco de Esquerda (BE) conquistou 4,25% dos votos, e a Coligação Democrática Unitária (CDU), conseguiu 4,12%, elegendo um deputado cada respetivamente. 

Esta foi a primeira eleição nacional que foi ganha por uma mulher. O marco foi assinalado no discurso de vitória do Partido Socialista.

  • Resultados no Concelho de Paredes

Nas Eleições Europeias de 2024, o concelho de Paredes deu uma nova vitória à coligação PSD-CDS-PPM. A Aliança Democrática venceu em 12 das 18 freguesias de Paredes.

Com 75 403 inscritos para a votação, foram 30 250 pessoas votar, o que significa que o número de votantes representa 40,12% e uma abstenção de 59,88%, no nosso concelho.

A Aliança Democrática (PSD-CDS-PPM) surgiu como a força dominante com um total de 11.812 votos, tornando-se a escolha preferida da maioria dos eleitores paredenses. Seguiu-se o Partido Socialista (PS), que obteve 9.888 votos.

A Iniciativa Liberal obteve 2.048 votos, mostrando uma base sólida de apoio aos liberais. O Chega, com 2.566 votos, também demonstrou do eleitorado que se alinha com as suas políticas.  

O Bloco de Esquerda recebeu 844 votos, enquanto o Livre obteve 714 votos. O partido Alternativa Democrática Nacional obteve 557 votos, indicando algum interesse em questões ambientais e de direitos dos animais na comunidade. Partidos mais pequenos, como a Pessoas-Animais-Natureza (295 votos), Reagir Incluir Reciclar (145 votos) e Movimento Alternativa Socialista (30 votos) tiveram um envolvimento eleitoral menor, mas ainda assim significativo. O Partido da Terra obteve 41 votos e a Nova Democracia 64 votos.  Partidos menores como o Volt Portugal, Ergue-te, Partido Trabalhista Português e Nós, Cidadãos! receberam um apoio mínimo, com 56, 49, 24 e 48 votos, respetivamente.   

Com base nestes resultados obtidos, é possível analisar que as vitórias do Partido Socialista e da Aliança Democrática foram exatamente as mesmas que as obtidas nas últimas eleições legislativas.