No sábado, dia 15 de junho decorreu no Paredes Design Hotel, o Jantar de Gala com Antigos Alunos do Seminário Padre Mateo.
Este evento reuniu, mais de cinco décadas depois, professores e alunos que vieram desde Trás-os-Montes, Beira Alta ou do Douro Litoral e que frequentaram o antigo seminário, sediado em Baltar.
O Seminário Padre Mateo esteve em funcionamento entre 1963 e 1974 e foi fundado e dirigido por religiosos holandeses. Este estabelecimento recebeu cerca de 200 alunos, no seu período de funcionamento. As atividades do seminário decorriam no edifício do antigo palacete e antiga Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Baltar, que está agora a ser reconvertido na Casa-Museu Daniel Faria e Centro Promocional da Literacia e Desenvolvimento Pessoal, uma homenagem ao poeta natural de Baltar.
O antigo Presidente da Junta de Freguesia de Gandra, José Mota recordou uma frase do Padre João Faria que diz “fico mais feliz se daqui saírem 100 homens e nenhum padre do que se saírem 100 padres e nenhum homem”. Acrescentou que tem muito orgulho de “ter frequentado esta Instituição que me transmitiu valores para toda a minha vida”.
O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, o Presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Baltar, Jorge Coelho marcaram presença no evento.