A Antarte, empresa paredense de mobiliário, foi escolhida para criar o cadeirão que será utilizado pelo Papa Francisco durante a sua visita oficial a Timor-Leste, de 9 a 11 de setembro de 2024. Este é o segundo projeto da Antarte para o Vaticano, após a produção da cadeira de descanso utilizada pelo Papa Bento XVI em 2010.
O convite para esta colaboração partiu do Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta, durante a sua visita a Portugal em abril deste ano, onde inaugurou oficialmente o Antarte Center e o Antarte Museum.
A conceção do cadeirão foi inteiramente realizada pela Antarte, sob a direção criativa de Mário Rocha, CEO da marca. Rocha destacou que o objetivo foi criar uma peça que respeitasse o design intemporal característico da Antarte, ao mesmo tempo que refletisse a nobreza institucional do Papa e cumprisse as exigências do Vaticano.
O cadeirão é o resultado da fusão entre a produção artesanal e as mais avançadas tecnologias, características que estão no ADN da Antarte. A estrutura da peça utiliza fibras naturais, como o algodão e o linho, que foram tecidas em tear, demonstrando o compromisso da marca com as tradições artesanais. A insígnia com o brasão do Vaticano, colocada no topo do encosto, foi produzida com recurso à impressão 3D, garantindo uma alta definição em cada detalhe.
A criação do cadeirão envolveu uma equipa de 14 profissionais de diversas áreas e exigiu mais de 180 horas de trabalho. Além do cadeirão do Papa, a Antarte também produziu uma peça personalizada para o chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, que será utilizada durante a receção oficial ao Papa Francisco. Esta peça inclui o brasão de armas de Timor-Leste.
Mário Rocha expressou o orgulho de ter a Antarte associada a um projeto de tal importância: «Era irrecusável o convite do Sr. Presidente da República de Timor-Leste, Dr. José Ramos-Horta, para produzirmos o cadeirão do Papa Francisco na primeira visita oficial de um Papa àquele país. Uma marca com apenas 25 anos tem de sentir um enorme orgulho em ter criado peças personalizadas para dois Papas, em pouco mais de uma década. É algo que prestigia o nome de Portugal e mostra a qualidade excecional do mobiliário da Antarte, uma marca de know-how 100 por cento português.»
A criação deste cadeirão destaca, mais uma vez, a capacidade da Antarte em conceber peças de mobiliário que combinam tradição, inovação e excelência, reforçando o nome de Portugal no cenário internacional.