24 Abril, 2025

Matilde Nogueira foi vice campeã nacional de andebol de praia e eleita MVP da competição

IMG_6333

Matilde Coelho Nogueira nasceu a 12 de outubro de 2009 e é natural de Lordelo. A atleta sagrou-se vice-campeã nacional no escalão Sub-16 feminino ao serviço da Associação Desportiva OSN, equipa do Porto que se dedica em exclusivo ao andebol de praia. A final da competição decorreu em Espinho e foi ganha pelo GRD Leça por 2-0, tendo Matilde sido eleita a MVP no seu escalão.

A atleta destacou que “foi um ano para mais tarde recordar”, agradecendo ainda às suas colegas de equipa: “Obrigada a todas por tudo! Estou muito grata por, junto com vocês, conseguir conquistar o prémio de melhor jogadora nacional do meu escalão”.

O clube de Matilde também fez uma avaliação positiva da participação neste evento, afirmando que “não poderíamos estar mais orgulhosos de tudo o que alcançámos! Durante os meses de junho e julho, vivemos intensamente o andebol de praia, com momentos inesquecíveis e conquistas impressionantes”.

Os torneios de Andebol de praia decorrem no verão, juntando-se jogadoras de diferentes equipas para jogar andebol de praia, sendo que ao longo da época desportiva praticam andebol indoor.

Matilde tem uma relação forte com o seu treinador, Mateus Oliveira, e afirma que “ele é uma pessoa muito importante na minha carreira”. Os elogios não se ficam pelo treinador e revela também que “deixo muitas coisas de parte para colocar o andebol em primeiro lugar. Tenho de agradecer à minha família por tudo o que fazem por mim”.   Confessa que gostaria de jogar ao mais alto nível num clube dinamarquês ou sueco e explica que os clubes desses países “são muito evoluídos, onde a competição é totalmente diferente. A visibilidade do andebol é enorme”.

A atleta começou a carreira no Promov Rebordosa Andebol e elogia o trabalho do Município de Paredes na aposta neste desporto: “Foi aqui que comecei e foi daqui que consegui chegar mais longe”. Acrescenta ainda que “é fundamental apostar na promoção do desporto nas escolas” e confessa o desejo de vêr mais clubes do concelho criarem equipas seniores de andebol.