CESPU está a ensinar saúde há quarenta e um anos

No passado dia 15 de novembro, a CESPU comemorou o seu quadragésimo primeiro aniversário.

O dia foi assinalado com uma cerimónia institucional que decorreu no Campus Universitário de Gandra.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, presidiu à cerimónia de comemoração do 41° Aniversário da CESPU, em Gandra, onde apresentou o projeto do novo edifício do “Campus CESPU” que vai nascer, em Paredes, junto ao novo Hospital Veterinário Universitário.

Alexandre Almeida abordou a importância de “ensinar saúde” no concelho de Paredes e destaca que a “construção de um novo edifício dedicado ao ensino superior, junto ao Parque da Cidade de Paredes, que servirá de apoio ao Hospital Veterinário Universitário de Paredes, já em construção no mesmo local, valoriza a estratégia de cooperação e o compromisso do município”.

O Professor Francisco Cruz, Diretor Presidente e a Professora Kelly Pereira, Reitora, afirmam que “o Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos – UNICEPLAC estende os calorosos parabéns pelos 41 anos de dedicação e excelência educacional da CESPU. Nesta ocasião especial, celebramos não apenas a longa trajetória de sucesso, mas também os inúmeros contributos para o desenvolvimento acadêmico e científico em Portugal”.

Destacam que a “CESPU é um farol brilhante na educação, guiando estudantes rumo ao conhecimento e ao crescimento pessoal. Ao longo desses 41 anos, a instituição tem demonstrado um compromisso exemplar com a qualidade do ensino, a pesquisa inovadora e o impacto positivo na comunidade”. Acrescentam ainda que “este aniversário marque o início de um novo capítulo repleto de conquistas e realizações. Que a CESPU continue a iluminar mentes, moldar futuros e contribuir para o avanço da sociedade por muitos mais anos. Parabéns à CESPU por esta notável jornada, e desejamos ainda mais sucesso nos anos que virão”.

A cerimónia contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da CESPU, Professor Doutor António Almeida Dias, e do Presidente da Assembleia Geral da CESPU, Professor Doutor Fernando Ferreira. 

Entre novidades e eventos futuros com o Município de Paredes destacam-se os Novos Mestrados em Enfermagem, onde o Instituto Politécnico de Saúde do Norte vê a sua oferta formativa reforçada com a aprovação de três novos Mestrados na área da Enfermagem. São eles Enfermagem Médico-Cirúrgica – na área de enfermagem à pessoa em situação crítica, na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave é Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e Enfermagem de Reabilitação na Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa.

Segundo a CESPU “este cursos de Mestrado possibilitam a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista  aos enfermeiros com um mínimo de dois anos de experiência profissional”.

A CESPU em parceria com o Município de Paredes organizou um seminário dedicado à temática “Saúde Mental e Violências nas Relações ao Longo do Ciclo Vital”. O evento decorreu no dia 22 de novembro,  no Campus Universitário de Gandra.