Banda de Música de Cete celebrou 188 anos de história

A Associação de Cultura Musical Cetense foi fundada a 16 de novembro de 1835, sendo por isso a associação mais antiga do concelho de Paredes e uma das mais antigas do distrito do Porto. Esta associação desde sempre teve como objetivo a criação e a manutenção da Banda de Música com sede na Vila de Cete.

Para os representantes do grupo “é um dia verdadeiramente especial para a Banda de Música de Cete, celebramos 188 anos de melodia, harmonia e dedicação à arte que nos une – a música. E não poderíamos ter data mais significativa para celebrar a nossa trajetória”.

A Banda de Música de Cete viu “talentos florescerem, ouviu melodias que tocam os corações de muitos e testemunhou o empenho incansável dos músicos que deram vida a cada nota. Hoje, é o momento de reconhecer e agradecer a todos aqueles que fizeram parte desta jornada extraordinária, sejam eles músicos, maestros ou diretores”.

As felicitações estenderam-se aos “músicos atuais, obrigado por darem continuidade a este legado musical e por partilharem a vossa paixão através da vossa arte. Cada ensaio, cada concerto, é um testemunho do vosso compromisso e dedicação”, sem nunca esquecer os “músicos que fizeram parte desta banda ao longo dos anos, o nosso mais sincero agradecimento. Cada um de vós contribuiu para a riqueza da nossa história, deixando uma marca indelével na Banda de Música de Cete”.

Neste dia foram ainda lembrados “os maestros que lideraram a batuta com maestria, guiando-nos com sabedoria musical, o nosso reconhecimento. Cada gesto, cada movimento, moldou a nossa sonoridade e influenciou gerações de músicos” e realçaram o papel que “todas as direções que, ao longo dos anos, dedicaram tempo e esforço para fazer desta banda uma referência musical, o nosso profundo agradecimento. O vosso empenho moldou o caminho que seguimos e inspirou-nos a alcançar novas alturas”.

Para a associação este aniversário tem como o objetivo a celebração não apenas da música, mas da comunidade que formaram ao longo de quase dois séculos. Deixando uma mensagem para o futuro: “Que a Banda de Música de Cete continue a inspirar, emocionar e unir corações através da magia intemporal da música”.

No dia 11 de janeiro de 2015 a Banda de Música de Cete inaugurou as suas novas instalações, passando a contar com um espaço adequado à realização de ensaios e salas de aula para a formação de novos músicos.

O grupo é considerado uma das melhores bandas da região participando constantemente em várias iniciativas e romarias.

Atualmente a Banda de Música de Cete é composta por cerca de 60 elementos de ambos os sexos, na maioria jovens que fizeram a sua formação nesta instituição. Apresenta um conjunto de atividades de enorme relevância, incluindo-se a Escola de Música que conta com cerca de 50 alunos das mais diferentes idades. As aulas são dadas por professores devidamente habilitados.