14 Maio, 2025

Concurso Internacional de Violino mostrou o melhor que se faz na Europa

IMG_4738

Decorreu no dia 18 de julho, o concerto final do Concurso Internacional de Violino, no Centro Cultural de Paredes.

O concurso, em homenagem ao violinista soviético Aleksey Gorokhov, juntou em competição 13 jovens violinistas de dez países, incluindo Portugal, Suécia, Ucrânia, Áustria, Espanha, Bélgica, França, China, Hungria e Alemanha, para interpretar compositores consagrados como Tchaikovsky, Rachmaninov, Schubert, entre outros.

Pedro Carneiro, responsável pelo concurso ter vindo Portugal, nasceu em 1977, em Santo Tirso. Aos 15 anos fez turnês pelo Brasil, tocando em cidades como Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Belém, Brasília, Recife, recebendo menção honrosa do Conservatório de Música de São Paulo.

O também júri deste Concurso Internacional de Violinos explica que, quando lançou o desafio de trazer o concurso para o nosso país, “eles ficaram sem palavras e perguntaram se era possível. Tudo é possível quando há vontade, portanto, consegui trazer o concurso, que foi realizado no Porto no ano passado. Como veio para Paredes? Eu queria trazer o concurso mais para o interior, um bocadinho. Lancei o desafio à Vereadora Beatriz Meireles e, quando falei do concurso, ela achou muito interessante trazê-lo para cá, para o novo auditório, que não está completamente terminado, mas tem ótimas condições para se realizar este tipo de eventos”.

Para Pedro Carneiro, “a partilha de música durante esses dias é algo muito importante; juntar os candidatos e, dias antes de começar realmente a competição, trazê-los antes para estarem juntos e partilharem experiências”.

A Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, acompanhou o espetáculo e destacou que “para o evento acontecer (como sabemos que o país está em guerra), Paredes foi a nova casa. Ao longo destes dias o grande auditório do Centro Cultural de Paredes recebeu música ao mais alto nível internacional, preservando a memória do violinista e os valores humanistas e culturais que temos defendido nos últimos sete anos, num ambiente de paz e harmonia”.