Paredes Cup 2024: Mais de uma centena de voluntários colocam máquina do andebol a funcionar

O Paredes Handball Cup’24 regressou mais uma vez ao concelho com cerca de 3000 atletas, de 256 equipas provenientes de Portugal, Espanha, França e Chile, onde se disputaram mais de 600 jogos.
O torneio envolveu as vertentes de Andebol Indoor e Andebol de Praia, com os jogos disputados em 12 pavilhões, nas várias freguesias do concelho, três campos de areia localizados no Parque da Cidade e quatro campos exteriores – três no Pavilhão Multiusos e um na Escola Secundária de Paredes.
O torneio internacional arrancou no dia 10 de julho com o habitual desfile de atletas e das entidades oficiais, desde a Casa da Cultura até ao Parque José Guilherme. A festa deste ano foi bem mais comedida do que em anos anteriores. A cerimónia de abertura foi curta, contando apenas com discursos das entidades, sem um grande palco como é habitual. O evento encerrou com a atuação do DJ Samuel.
Os voluntários tem entre os 16 e os 29 anos e vem praticamente de todo o país, para viverem a semana do andebol intensamente. Fazem de tudo um pouco desde o auxílio às cantinas, na recepção das equipas, no apoio aos jogos e muito mais. Trabalham muitas horas a troco de uma experiência inesquecível na sua vida. Ao longo das últimas cinco edições, já passaram pelo voluntariado deste torneio mais de quinhentos jovens.
- Fábio Sousa liderou a equipa de voluntários do Paredes Handball Cup 2024
Fábio Sousa tem 24 anos e reside na localidade de Besteiros, em Paredes. É o responsável por todos os voluntários e tenta ano após ano proporcionar a melhor experiência a todos eles.
Participou nas cinco edições no evento e em entrevista ao nosso jornal revela que participa nesta competição pelo “amor à causa” e que tira férias do seu emprego para poder estar presente neste torneio.
Começa por explicar que os voluntários são responsáveis por ir buscar as equipas ao aeroporto, por alojá-las, por distribuir os pequenos almoços, por fazer as mesas de jogo, por fazer o controlo de senhas nas cantinas entre outros.
- José Teixeira, Isabela Sousa e Afonso Cruz fizeram parte da Equipa de Coordenação
José Teixeira reside na freguesia de Vilela, tem 19 anos e estuda Direito na Universidade de Lisboa.
É um voluntário veterano, estando ativamente presente em diversos projetos no nosso concelho. José partilhou que o seu grande desafio foi receber bem os cerca de 3000 atletas em Paredes. “Este torneio exige muita responsabilidade e dedicação, mas essencialmente pessoas dispostas a dar o seu contributo para que tudo opere sem problemas”,
Isabela Sousa aceitou novamente o desafio de coordenar uma equipa de cerca de 100 voluntários, motivada pela experiência profissional e a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, gestão de equipas, comunicação e organização.
A estudante da Gestão da Universidade Portucalense tem 23 anos e destaca que “participar num evento desta dimensão é um desafio enorme, mas muito gratificante”.
Afonso Cruz vai agora ingressar no 12.º ano e apesar de ter apenas 17 anos, prova que a idade é só um número. O gosto pelo desafio e pela interação com as pessoas fez com que “fazer parte dos voluntários do Paredes Cup fosse a melhor decisão a tomar”.
Explica que “esta experiência contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal, uma vez que me leva a desenvolver as minhas capacidades de solução rápida de problemas, ajuda-me a saber lidar melhor com diferentes pessoas, e a trabalhar melhor sob pressão”.
Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 26 de julho de 2024, edição nº3590.